Festa dos Vizinhos da Rua dos Bombeiros, na Pampilhosa, é sábado, 26 de maio
Realiza-se no sábado, 26 de maio, na Pampilhosa, a Festa dos Vizinhos da Rua dos Bombeiros, na baixa pampilhosense. Os […]
Realiza-se no sábado, 26 de maio, na Pampilhosa, a Festa dos Vizinhos da Rua dos Bombeiros, na baixa pampilhosense. Os moradores desta artéria e os escuteiros – que tem sede no antigo quartel dos bombeiros da Pampilhosa – juntam-se para assinalar mais uma Festa dos Vizinhos, inserida nas comemorações europeias do Dia do Vizinho, com o objectivo de estreitar ligações entre as comunidades.
“A primeira vez que a Festa dos Vizinhos foi celebrada na Rua dos Bombeiros foi pelas mãos e vontade do nosso grande Chefe Liberto”, assevera Gonçalo Moura Costa, chefe do agrupamento dos escuteiros da Pampilhosa, na página do facebook do agrupamento.
A Festa começa pelas 19h 30m, nas instalações da sede do agrupamento de escuteiros ou no Jardim de BP – conforme as condições climatéricas o permitam. Os organizadores dizem “contar com todos” e pedem aos participantes para “trazer comida, bebida e sobremesa”.
O conceito do Dia dos Vizinhos e da Festa dos Vizinhos
A agitação da vida urbana hoje em dia fomenta o individualismo, o isolamento e a indiferença por aqueles que mais próximo de nós residem. Não conhecemos os nossos vizinhos, e não estimulamos as relações interpessoais. Algo tem de mudar!
Convidar os vizinhos para beber um copo ou partilhar uma refeição pode não resolver os problemas sociais, mas este simples gesto pode ser um princípio. Conhecer os vizinhos ajuda à coesão social, a uma melhor vida em conjunto e cria novos laços de solidariedade entre as pessoas.
O Dia Mundial dos Vizinhos tem lugar na última semana do mês de Maio e visa combater a apatia permitindo o convívio. É uma grande oportunidade para as cidades e as associações de habitação social mobilizarem os habitantes, criando um espaço de encontro e de socialização. De seguida, caberá a cada cidadão organizar a sua própria festa, participando activamente.
A festa europeia dos vizinhos também oferece a possibilidade de reforçar os laços entre as cidades europeias, como geminações, ou através da nossa rede de parceiros. Na verdade, as trocas entre cidadãos europeus permite às cidades e associações de habitação social partilharem as suas experiências e boas praticas no que diz respeito à solidariedade entre vizinhos. Proporciona um sentimento de pertença comum e permite forjar uma identidade europeia baseada no convívio e na solidariedade.
Mais informações em http://www.vizinhos.eu/
JM
Autor: Jornal da Mealhada
