Fim-de-semana Escolíadas Glicínias Plaza 2012 com casa cheia em Ílhavo
Hoje, 24 de abril, há mais uma sessão xa0 “A 23.ª edição das Escolíadas Glicínias Plaza 2012 não podia ter […]
Hoje, 24 de abril, há mais uma sessão
xa0
“A 23.ª edição das Escolíadas Glicínias Plaza 2012 não podia ter começado melhor”, assim o garante a organização. As primeiras duas de onze noites de espectáculo trouxeram provas de grande qualidade, levando os bilhetes do Centro Cultural de Ílhavo (CCI) Pólo I, a esgotar em poucas horas para as duas sessões inaugurais, que tiveram lugar na sexta-feira e sábado, dias 20 e 21 de Abril, respectivamente.
Energia, cor, entusiamo e diversão foram ingredientes que não faltaram ao longo das quase três horas de cada sessão, no CCI, um espaço que não foi concebido para receber Escolíadas mas que com o apoio do staff de ambas as partes resultou num grande espectáculo.
A Escola Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima, de Esgueira, deu o pontapé de saída na sessão de sexta-feira, dia 20 de Abril, com o tema Bichos. Bernarddo Limas, ex-aluno e apresentador da escola, explicou que os bichos vivem à margem da nossa sociedade. A secundária fabularizou a Eneida de Virgílio e centrou toda a prestação no lema São capazes aqueles que sabem que são capazes. Na prova de Teatro a escola mostrou uma floresta pouco comum, liderada por um tubarão e onde existia um gato gordo que representou aqueles que não se resignam, na sociedade, por lhes entregarem o pão na boca e um pavão, estereótipo dos que vivem para a imagem. Na base da história estava um rato, que vivia na sombra, uma formiga, que queria reagir mas tinha medo e por fim um leão conformado. O clímax da peça chegou com a personificação do lema da escola. No Teatro, a Dr. Jaime Magalhães Lima somou 59 pontos. A Claque, que recebeu do júri 70 pontos, foi buscar inspiração à fábula da Cigarra e da Formiga, sendo que no minuto e meio de prova as formigas reclamaram os seus direitos sobre o lema da liberdade, igualdade e fraternidade.
Por sua vez, a Escola Secundária de Vagos escolheu o tema Virtualidades, onde foram dadas a conhecer as desvantagens da Internet na prova de Teatro que o júri pontuou com 55 pontos , mostrando como um jogo virtual pode ser perigoso ao ponto de ser transportado para a vida real, resultando em ações perigosas como a morte. Na prova de Pintura a escola trouxe a ligação do nosso mundo às virtualidades e tecnologias, onde predominaram as cores vermelho, verde e azul, que é o código RGB. O júri deu 66 pontos à prova.
O terceiro estabelecimento de ensino da noite foi a Escola Secundária Dr. Mário Sacramento, de Aveiro, que através do tema O jogo da vida mostrou como a violência cresce cada dia que passa, trazendo à cena, na prova de Teatro Bang, Bang, estás morto! , a história de uma jovem que passou muito tempo sozinha a jogar PlayStation e mata por matar, deixando a sociedade em estado de choque. O que conduz à espiral de violência dos nossos dias? foi a questão que a escola tentou ajudar a responder com a sua participação. Na prova de Teatro somou 70 pontos e na Dança 72 pontos, o melhor resultado da noite, fruto de uma prova original, intitulada Vive, onde quatro bailarinas exploraram o tema.
Sessão de sábado volta a juntar três escolas em palco
No sábado, dia 21 de Abril, o palco do CCI voltou a receber a magia das Escolíadas Glicínias Plaza 2012 com a segunda sessão do Pólo I. A Escola Secundária Homem Cristo, de Aveiro, foi a primeira a apresentar o tema O Poder da Palavra e a prova de Teatro, que mostrou como a palavra foi dada ao homem para explorar os seus pensamentos. Foi com base no princípio da importância da palavra que se regeu a prova, conquistando 70 pontos do júri, que enalteceu o trabalho dos actores, sem grandes adereços e num palco onde apareciam apenas três cadeiras e duas molduras. A Claque e a sua prova deram continuidade ao tema, mostrando batalhas entre o bem e o mal pela palavra. O júri gostou e pontuou com 68 pontos.
Metamorfoses foi o tema apresentado este ano pela Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos (EPADRV), recorrendo sempre ao símbolo da borboleta, que foi aparecendo ao longo de todas as provas, representando a transformação. Esta transformação, na prova de Teatro, foi apreciada em três quadros, três processos individuais de histórias de vida. O júri da noite considerou uma bela história, que conseguiu manter o público sempre atento e daí ter pontuado no final com 69 pontos. A Claque entrou vestida de branco, da cabeça aos pés, simulando casulos, que na hora da prova abriram para dar origem a borboletas coloridas, cada uma com uma letra do nome da escola. O júri viria a pontuar com 72 pontos. A borboleta também marcou presença na prova de Pintura, que a fez surgir, do meio da tela, merecendo esta prova 66 pontos.
As provas da Escola Secundária José Estêvão fecharam a noite. América, tema escolhido, veio mostrar ao público a situação actual dos EUA com a Europa. Esta escolha prendeu-se com o poder daquele país do outro lado do oceano nos dias que correm. Para o apresentar, nada melhor do que colocar, frente-a-frente, América e Europa, num programa de debate intitulado Confronto de Ilusões, que resultou na prova de Teatro. O júri viria a pontuar com 63 pontos, por ter apreciado a originalidade do programa de televisão. Já a prova de Dança trouxe toda a ambiência da América ao palco do CCI. O público foi convidado a embarcar num voo rumo a Nova Iorque, onde a dança passou por Times Square, Metro da cidade e tantos ícones da Big Apple. No final, 67 pontos para a prova.
Os resultados
Para já, após as duas primeiras sessões do Pólo I CCI, as classificações são as seguintes: a Escola Secundária Homem Cristo está na frente com 283 pontos. Segue-se, com menos dois pontos 281 a EPADRV. Na terceira posição está a Escola Secundária Dr. Mário Sacramento, de Aveiro, com 277 pontos. Segue-se a Escola Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima, de Esgueira, com 261 pontos. A Escola Secundária José Estêvão totalizou 259 pontos e a Escola Secundária de Vagos 233 pontos.
Hoje
Hoje, terça-feira, dia 24 de Abril, realiza-se a terceira sessão do Pólo I, que vai dar a conhecer quais são as três escolas secundárias que vão à Final do Pólo I, que vai ter lugar na sexta-feira, dia 27 de Abril, de novo no CCI.
Na terceira sessão sobem ao palco para prestar provas são a Escola Secundária da Gafanha da Nazaré, a Escola Secundária de Oliveira do Bairro e a Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes, de Ílhavo, a anfitriã da noite e do pólo.
JM/Escolíadas
xa0
Autor: Jornal da Mealhada
