Terça-Feira, 28 de Maio de 2024

Final intermunicipal do concurso de  elege vencedores

Final intermunicipal do concurso de elege vencedores

Região

Final intermunicipal do concurso de elege vencedores

Maria Inês Silva, 1º CEB, (Albergaria-a-Velha), Leonor Rosete, 2º CEB (Vagos), Vasco Timóteo, 3º Ciclo, (Águeda) e Inês Neves, Ensino […]

Maria Inês Silva, 1º CEB, (Albergaria-a-Velha), Leonor Rosete, 2º CEB (Vagos), Vasco Timóteo, 3º Ciclo, (Águeda) e Inês Neves, Ensino Secundário, (Águeda) foram os vencedores do Concurso Intermunicipal de Leitura (CIL), cuja Fase Final decorreu, no passado sábado, dia 18, no Cineteatro Anadia.

A sessão contou com a presença de 41 alunos, de diferentes níveis de ensino, do 1º ciclo ao ensino secundário, em representação dos 11 municípios que constituem a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA).

De sublinhar que o Colégio Nossa Senhora da Assunção (Anadia) arrecadou um segundo lugar (3º Ciclo) e dois terceiros lugares, (2º Ciclo e Ensino Secundário).

Na sessão de abertura, a presidente da Câmara Municipal de Anadia, realçou a “importância deste tipo de iniciativas” para os alunos, considerando que o concurso “desperta-os para a leitura e ajuda-os a desenvolver outro tipo de competências essenciais para o seu percurso escolar”.

A autarca anadiense referiu-se ainda ao “excelente trabalho” que tem vindo a ser desenvolvido pela Rede de Bibliotecas da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.

O encerramento contou com a presença do presidente da CIRA, Joaquim Batista, que, na sua breve alocução, recordou o facto de concurso ter tido a sua primeira sessão, precisamente em Anadia, há 10 anos. Salientou que o mesmo resultou de um conjunto de dinâmicas, considerando que “a educação é um dos pilares fundamentais para esta mudança coletiva que desejamos”.

Destacou ainda o empenho e a proatividade dos bibliotecários da rede de biblioteca da Região de Aveiro que “nos têm posto à prova com vários desafios, como foi o caso deste concurso”, adiantou.

Joaquim Batista deixou uma palavra de agradecimento ao Município de Anadia pela forma calorosa e acolhedora como recebeu e organizou o concurso. Os agradecimentos foram também estendidos aos elementos do júri, bem como a todos os alunos participantes, docentes e encarregados de educação.

O evento contou ainda com alguns momentos culturais protagonizado pelo Adabem Art’z Dance e Filipe Pinto.

O Concurso Intermunicipal de Leitura, é um concurso escolar, promovido pela Rede de Bibliotecas da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, dirigido a todos os estabelecimentos de ensino das redes pública e privada dos onze Municípios da CIM da Região de Aveiro. Tem como objetivos promover o prazer de ler e estimular o desenvolvimento de competências, no âmbito da leitura, nas crianças e jovens, durante o seu percurso escolar.

Vencedores:

1º Ciclo

Vencedor: Maria Inês Silva

AE de Branca – EB de Laginhas (Albergaria-a-Velha)

2º lugar: Maria Santos

AE de Pardilhó (Estarreja)

3º lugar: Francisco Lopes

AE – Águeda Sul – EB Artur Nunes Vidal – Fermentelos (Águeda)

2º Ciclo

Vencedor: Leonor Rosete

Colégio Diocesano de Nossa Senhora da Apresentação de Calvão (Vagos)

2º lugar: Inês Coimbra

AE de Oliveirinha – EB Castro Matoso (Aveiro)

3º lugar: Carolina Leal

Colégio Nossa Senhora da Assunção (Anadia)

 

3º Ciclo

Vencedor: Vasco Timóteo

AE – Águeda Sul – EB Artur Nunes Vidal – Fermentelos (Águeda)

2º lugar: Maria do Mar Magalhães

Colégio Nossa Senhora da Assunção (Anadia)

3º lugar: Francisca Montoya

AE Dr. Mário Sacramento – ES Dr. Mário Sacramento (Aveiro)

Ensino Secundário

Vencedor: Inês Neves

Instituto Duarte Lemos (Águeda)

2º lugar: Maria da Luz Cruz

ART’J – Escola Profissional de Artes Performativas de Jobra (Albergaria-a-Velha)

3º lugar: Maria João Silva

Colégio Nossa Senhora da Assunção (Anadia)

Anadia

Autor: Jornal da Mealhada

Find A Doctor

Give us a call or fill in the form below and we will contact you. We endeavor to answer all inquiries within 24 hours on business days.