Franceses de Courcoury estão em Portugal para celebrar Geminação
Chegaram na segunda-feira, 14 de maio, à Pampilhosa, o grupo de franceses de Courcoury, com quem a vila da Pampilhosa […]
Chegaram na segunda-feira, 14 de maio, à Pampilhosa, o grupo de franceses de Courcoury, com quem a vila da Pampilhosa tem uma geminação cultural com 21 anos. Os visitantes e as familias de acolhimento juntaram-se ontem, na sede da Filarmónica Pampilhosense, para o reencontro e para a homenagem a mais de duas décadas de geminação, amizade e cultura.
Seriam cinco da tarde de uma segunda-feira quente – de quase verão – quando a comitiva francesa de Coucoury – com Françoise Baubaud, a vice-presidente da Comuna – chegou à Pampilhosa. O reencontro, com os abraços, os beijos e as trocas de gestos de amizade, bastante audível com a procura de um elemento de comunicação entre pessoas que – na maior parte dos casos não falam nenhuma das línguas nacionais – foi animado.
Feitas as divisões – afinal a comitiva francese só dormiu no concelho da Mealhada nessa noite, regressando apenas a 18 de maio para assistir ao Entremez da Filarmónica Pampilhosense – foi a vez de passar aos discursos da praxe com tradução em diferido.
O primeiro a usar da palavra foi Jean-Yves Hannier, presidente do Comité de Geminação de Courcoury. Seguiu-se a declaração de Joseph Bedonnet, assessor do presidente da comuna, o maire Eric Biggot, que não pode deslocar-se a Portugal. Representou a “mairie” da comuna a vice-presidente, Françoise Barbaud (ver discurso no video em anexo). Vito Matos, presidente da Junta de Freguesia da Pampilhosa, foi o último a usar da palavra (ver video em anexo).
Todos os discursos recordaram o encontro de 2011, em França, com o aniversário dos 20 anos da geminação Pampilhosa-Courcoury, e a importância da troca de relações de amizade, assentes na tradição e na cultura, como forma de sustentabilidade da cidadania europeia. Françoise Barbaud lembrou os promotores da geminação ao longo dos anos e, de modo muito especial, Liberto Maia, secretário da Junta de Freguesia da Pampilhosa, entretanto falecido.
Vitor Matos salientou os beneficios da geminação e fez votos ao envolvimento dos grupos mais jovens de cada uma das comunidades, no sentido de garantir a continuidade deste projecto.
JM
xa0
Autor: Jornal da Mealhada
