Sexta-feira, 25 de Maio de 2012

Fundação Buçaco apresentou programa «Verão na Mata», até setembro

Fundação Buçaco apresentou programa «Verão na Mata», até setembro

Região

Fundação Buçaco apresentou programa «Verão na Mata», até setembro

A Fundação Mata do Bussaco apresentou na tarde de sexta-feira, 25 de maio, o programa de animação estival da Mata […]

A Fundação Mata do Bussaco apresentou na tarde de sexta-feira, 25 de maio, o programa de animação estival da Mata Nacional do Bussaco para o período de verão – de 1 de junho a 27 de setembro. Para além das inciativas que já decorrem ao longo de todo o ano – como as visitas organizadas para grupos, o Buçaco ao Luar, os Domingos no Buçaco ou as oficinas temáticas – os promotores prepararam um conjunto vasto de iniciativas (ver documento anexo) que vão desde as Comemorações do Dia Mundial do Ambiente, até às comemorações do 202.º aniversário da Batalha do Bussaco. Na mesma ocasião, a Fundação Buçaco aproveitou, ainda, para apresentar o novo sitio da internet da instituição.

Os passeios históricos – em carros clássicos – serão, talvez, a principal inovação do Verão na Mata do Bussaco. A par, ainda, de provas de vinho, semanais, ao sábado de manhã, “para dar a conhecer os produtores da região”. Mas haverá mais: De 14 a 16 de setembro repete-se a iniciativa de mostra de artesanato contemporâneo, que este ano passará a chamar-se “À solta no Bussaco”; E pelo 27 de setembro haverá um conjunto de palestras e exposições sobre a temática da Guerra peninsular.

“Glamour” dos clássicos para trazer à memória o Luso-Bussaco de outros tempos

“Passeiosxa0em carros clássicosxa0pela Mata e pelo concelho da Mealhada”, é o mote para a iniciativa desenvolvida pela empresa Margens com o apoio do clube lusense Lusoclássicos. “O glamour dos clássicos chega à Mata do Buçaco sobre rodas”, decretam os promotores da mais recente novidade da Mata, que passa a estar disponível a partir do dia 15 de Junho

Os interessados em experienciar o passeio – podem escolher entre passeios de 45 minutos, 90 minutos, meio dia ou dia inteiro – dirigem-se à Loja da Mata e marcam a actividade. “Estes programas têm como objetivo de criar uma experiência diferente que permita vivenciar a Mata Nacional do Buçaco e a zona onde se insere de um modo diferente e personalizado”, declaram os promotores da Margens e do Lusoclássicos. “Para clientes que gostam de desfrutar de uma experiencia única, este projeto vai levá-los às zonas e locais mais característicos, permitindo-lhes sentir e conhecer os valores e modos de vida, desde os valores naturais, a gastronomia, os vinhos, a história, a cultura e tradições”, assevera Hugo oliveira, do Lusoclassicos.

Os programas estão agrupados em temas reunindo vários percursos permitindo a descoberta de toda a zona. “Buçaco Romântico”, de 45 minutos, e “Miradouros”, de 90 minutos serão os primeiros programas, cujo número irá aumentar à medida que se fechem contactos e disponilidades. Todos os programas são realizados em viaturas antigas com condutor, variando a sua lotação de acordo com o modelo. E os modelos são: VW Carocha 1200 Ano 1956 (lotação 5 pessoas); TRIUMPH TR3 A Ano 1960 (lotação 2 pessoas); Ford Cortina 1600 GT Ano 1970 (lotação 5 pessoas); Mini Morris 1000 MKII Ano 1972 (lotação 5 pessoas); e BMW 2022 Ano 1974 (lotação 5 pessoas).

Enoturismo em ambiente de natureza

Todos os sábados, de junho a setembro de 2012, das 11h às 13 horas, serão optimas ocasiões para, na Esplanada da Mata do Buçaco, degustar vinho do concelho da Mealhada – de 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada -. A participação na iniciativa é gratuita.

Mealhada no centro do Mundo

José Calhoa, vereador da Câmara Municipal da Mealhada, – que António Jorge Franco, presidente da Fundação disse ser “o pulmão que permite à Fundação a recuperação da Mata do Bussaco” – elogiou o programa apresentado “e o desafio à criatividade” demonstrado. O vereador sublinhou “o voltar às tradições antigas, aos valores endógenos para alavancar a economia” e garantiu que “o concelho da Mealhada está já a usufruir do trabalho e do investimento feito no sentido de chegar a turistas estrangeiros – nomeadamente espanhois, franceses e japonenses”.

xa0

xa0

Autor: Jornal da Mealhada

Find A Doctor

Give us a call or fill in the form below and we will contact you. We endeavor to answer all inquiries within 24 hours on business days.