Gafanha da Nazaré e D. Dinis apuradas para a Finalíssima das Escolíadas 2025
As finais dos Polos I e II das Escolíadas Glicínias Plaza decorreram nos dias 23 e 24 de maio, no […]
As finais dos Polos I e II das Escolíadas Glicínias Plaza decorreram nos dias 23 e 24 de maio, no Pavilhão Multiusos de Febres, e revelaram dois novos finalistas para a finalíssima: o Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré e a Escola Secundária D. Dinis.
Ao longo dos dois dias, centenas de jovens subiram ao palco e deram corpo e alma a espetáculos vibrantes, onde a música, o teatro, a dança, as artes plásticas e as claques se fundiram num verdadeiro hino à criatividade e ao espírito escolar. O ambiente foi de festa, emoção e orgulho, com cada escola a mostrar o melhor do seu talento.
Na sexta-feira, 23 de maio, teve lugar a final do Polo I. A Escola Secundária de Mira (com o espetáculo Luz), o Colégio de Albergaria (Tóxicidade) e o Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré (Consciência) disputaram o primeiro lugar. A escola da Gafanha da Nazaré destacou-se e conquistou o apuramento com a maior pontuação da noite.
No sábado, 24 de maio, foi a vez do Polo II entrar em cena. Em palco estiveram a Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho (Capacidade sensorial e o senso criativo), a Escola Secundária D. Dinis (Energia vital) e a ETPC – Escola Técnico Profissional de Cantanhede (Transformação). A Escola Secundária D. Dinis brilhou e venceu a noite, garantindo assim o seu lugar na grande final.
Com este apuramento, Gafanha da Nazaré e D. Dinis juntam-se à Escola Secundária de Carregal do Sal, já qualificada pelo Polo III, para disputar a Finalíssima das Escolíadas Glicínias Plaza 2025, marcada para o dia 6 de junho, às 21h30, no Convento São Francisco, em Coimbra.
Prometendo encerrar a edição de 2025 com chave de ouro, a Finalíssima será uma verdadeira celebração do talento juvenil, da arte e da força da cultura nas escolas e nas comunidades.
Autor: Jornal da Mealhada
