Quarta-feira, 21 de Dezembro de 2011

GEDEPA: Revista 30 regressa ao espírito das primeiras edições

GEDEPA: Revista 30 regressa ao espírito das primeiras edições

Região

GEDEPA: Revista 30 regressa ao espírito das primeiras edições

Lançada a 30.ª “Pampilhosa Uma Terra e um Povo” O Grupo Etnográfico de Defesa do Património da Região de Pampilhosa […]

Lançada a 30.ª “Pampilhosa Uma Terra e um Povo”

O Grupo Etnográfico de Defesa do Património da Região de Pampilhosa (GEDEPA) lançou no sábado, no dia 17 de dezembro, na sua sede, na Casa Quinhentista, a trigésima edição da revista Pampilhosa Uma Terra e um Povo. Numa sessão que se realizou com a participação de Júlio Penetra, vereador da Câmara Municipal da Mealhada, Vítor Matos, presidente da Junta de Freguesia da Pampilhosa, e António Jorge Franco, presidente da Fundação Mata do Bussaco, para além de os membros do Conselho Editorial da revista e de dirigentes e sócios do GEDEPA.

Ana Cristina, presidente da direcção do GEDEPA saudou o público e deu a palavra a Sónia Nabais que, em nome do Conselho Editorial, fez a apresentação da revista e, especialmente, do teor dos vários artigos e dos respetivos autores. Júlio Penetra, vereador municipal, elogiou a direção do GEDEPA, referiu-se à associação como uma casa de cultura e dinamismo e disse considerar a revista como uma grande marca de cultura do concelho e da região. Vítor Matos, sempre orgulhoso da sua freguesia agradeceu ao GEDEPA mais este contributo.

Em nome do conselho editorial tomou a palavra Alice Godinho autora de um texto sobre Santa Marinha, a padroeira da Pampilhosa, inserido na revista apresentada que aflorou, de modo leve mas conciso notas fundamentais sobre a temática do seu artigo. Também Fernando Jorge Baptista, presidente da mesa da assembleia-geral do GEDEPA, membro do conselho editorial e autor de um artigo e um conto publicados na revista, usou da palavra para falar da mudança ao nível da estrutura e da temática fundamental dos conteúdos da revista, para concluir garantindo a recolha de bons textos, o regresso ao espírito das primeiras edições e, ainda, a ideia de ser esta a melhor das revistas já publicadas.

Os discursos prosseguiram com a intervenção de António Jorge Franco que agradeceu o facto da publicação constituir um veículo privilegiado de informação sobre a Mata Nacional do Bussaco e sua divulgação. E salientou a existência de um protocolo assinado entre a Fundação a que preside e o GEDEPA para entreajuda e intercâmbio cultural e de serviço entre as duas instituições.

Com textos de Rosa Pinho, Lísia Lopes e Milene Matos sobre a Verde Relíquia do Buçaco , de Alice Godinho, de Sónia Almeida sobre a palmeira do Chalet Suisso , de Paulo Nabais sobre desenvolvimento do turismo rural e de natureza , de António Messias Silva a propósito dos frontais de altares da capela do convento de Santa Cruz do Buçaco , de Gonçalo Moura Costa sobre O Vinho e o Povo , de Sónia Nabais sobre a Bula da Cruzada , de Fernando Jorge Baptista sobre arquelogia e achados líticos na Pampilhosa , de Ana Cristina e Graça Baptista sobre as parteiras da Pampilhosa , de Daniel Vieira sobre a Filarmónica Pampilhosense , a edição 30 de “Pampilhosa Uma Terra e um Povo” apresenta-se sem publicidade e com mensagem de Carlos Cabral, presidente da Câmara da Mealhada, e Vitor Matos.

O conselho editorial da revista foi constituído por Alice Godinho, Maria Alegria Marques, Fernando Baptista e Sónia Nabais. E a paginação coube a dois dos membros do GEDEPA o que terá significado uma redução de cinquenta por cento nos custos de produção.

Ao Jornal da Mealhada, Sónia Nabais a quem os restantes membros da direcção do GEDEPA chamaram a grande obreira da publicação, no trabalho e na qualidade garantiu que o conselho editorial estava satisfeito pelo resultado final. Tivemos a preocupação de nos recentrar no que consideramos essencial, e que passa pela promoção da cultura e conhecimento da região da Pampilhosa, concelho da Mealhada e territórios limítrofes e próximos geográfica, histórica e culturalmente, disse Sónia Nabais.

Autor: Jornal da Mealhada

Find A Doctor

Give us a call or fill in the form below and we will contact you. We endeavor to answer all inquiries within 24 hours on business days.