III Salão Europeu de Artes Plásticas em Cantanhede
A Casa Municipal da Cultura de Cantanhede tem patente ao público até 06 de novembro, o III Salão Europeu de […]
A Casa Municipal da Cultura de Cantanhede tem patente ao público até 06 de novembro, o III Salão Europeu de Artes Plásticas, mostra coletiva que dá continuidade a uma parceria que a autarquia cantanhedense iniciou em 2011 com a artista plástica francesa Martine Allard-Boquet, pintora, comissária e organizadora de exposições de arte a nível internacional.
A exposição é constituída por mais de uma centena de obras elaboradas por artistas contemporâneos de 68 países, com recurso a várias técnicas e de formas de expressão.
Na inauguração os anfitriões foram o vereador da Cultura, Pedro Cardoso, e Martine Allard-Boquet, na qualidade de comissária, e contou com a presença de dezenas de convidados, entre os quais Carlos Ordens, vereador da Câmara Municipal, Machado Lopes, diretor para as relações internacionais da AFAP – Associação Forum de Artes Plásticas, e Pierre Chanoine-Martiel, presidente da Societé dEncouragement au Progrès, instituição francesa promotora das artes, ciência e cultura e que apoiou a apresentação da exposição na Casa da Cultura de Cantanhede. Na cerimónia estiveram também artistas plásticos portugueses, franceses e belgas, bem como alunos da Escola EB1 Cantanhede Sul e os utentes seniores da Santa Casa da Misericórdia de Vagos, que assim tiveram a oportunidade de participar numa experiência cultural pedagogicamente enriquecedora.
Na ocasião, Pedro Cardoso agradeceu a Martine Allart a disponibilidade com que acedeu organizar a terceira edição do Salão Europeu de Artes Plásticas neste espaço vocacionado para a divulgação de diferentes correntes estéticas e tendência artísticas, mas que é também um local de partilha e intercâmbio cultural, como de resto podemos constatar aqui hoje, com a presença de artistas de várias nacionalidades.
Para o vereador da Cultura, a aposta do executivo camarário no campo das artes e da cultura em geral no sentido de criar condições favoráveis ao crescente acesso dos cidadãos aos bens e valores culturais, o que, como sabemos, é um fator crucial para o desenvolvimento e coesão das comunidades.
Segundo o autarca, existe uma clara consciência de tal realidade e por isso estamos empenhados em levar cada vez mais longe possível a dinamização cultural, estimulando a formação de públicos exigentes e participativos em todas as vertentes desse processo.xa0xa0
Pedro Cardoso salientou ainda a importância da participação de crianças em exposições de arte, hábito que deve ser consolidado, na perspetiva de que estimula a sensibilidade e contribui para uma formação mais sólida, estruturada em competências e saberes que os deixam melhor preparados para os desafios que têm que enfrentar.
xa0Por seu lado, Martine Allart congratulou-se por trazer a Cantanhede o III Salão Europeu de Artes Plásticas, depois da gratificante experiência que tive na organização das edições anteriores.
A comissária da exposição fez questão de elogiar mais uma vez o profissionalismo da equipa da Câmara Municipal que participaram na montagem da exposição de forma célere e extremamente eficaz, sublinhando «a simpatia e o modo caloroso como colaboraram em todo o processo.
Autor: Jornal da Mealhada
