Jovens Cientistas de Oliveira do Bairro destacam-se em Concurso Europeu de Ciência
Foram seis os jovens que com dois projetos representaram, este ano, Portugal no mais prestigiado Concurso Europeu de Jovens Cientistas, […]
Foram seis os jovens que com dois projetos representaram, este ano, Portugal no mais prestigiado Concurso Europeu de Jovens Cientistas, que termina hojexa0em Tallinn, na Estónia.
Para Portugalxa0vieram dois Prémios: o Prémio Governamental Cidade de Tallinn, atribuído pela cidade anfitriã ao projeto EasyPark e um Prémio de Participação na Intel ISEF 2018, atribuído ao projeto “ShealS – Sea Heals Soil.
Promovido pela Comissão Europeia, o concurso contou com a participação de cerca de 200 jovens cientistas que, oriundos de 38 países levaram a concurso projetos das mais variadas áreas da ciência como seja Biologia, Ciências do Ambiente, Ciências Médicas, Ciências Sociais, Economia, Engenharias, Ciências da Computação ou Psicologia. A representar Portugal estiveram duas equipas de jovens Portugueses que foram apurados a partir da 11ª Mostra Nacional de Ciência, promovida pela Fundação da Juventude, no passado mês de junho, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.
Com o projeto EasyPark os jovens estudantes da Escola Secundária de Oliveira do Bairro ganharam o Prémio Governamental atribuído pela Cidade de Tallinn, no valor de 1000 euros. Este é um prémio que é atribuído a projetos que revelem ter um elevado potencial de aplicação no desenvolvimento urbano ou que vão ao encontro daquelas que são as mais recentes tendências de smartcities.
Beatriz Bastião, Luís Pinto e Olavo Saraiva foram os autores do projeto de engenharia que teve como principal foco a redução de desigualdades sociais. Segundo os autoresxa0«trata-se de uma iniciativa inovadora que irá melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência física e aumentar a sua independência. Na prática a ideia é instalar em cada local de estacionamento prioritário um pilarete automático, a ser ativado a partir da leitura de matrícula para impedir que as pessoas estacionem ilegalmente. O dispositivo manterá os lugares de estacionamento prioritários livres para aqueles que realmente precisam».
Ao grupo de jovens cientistas do Colégio Luso-Francês do Porto, do qual fazem parte Francisca Martins, Eduardo Nogueira e Gabriel Silva, foi atribuído o prémio participação IntelISEF 2108, que levará até Pittsburgh o projeto “ShealS – Sea Heals Soil”. Desenvolvido na área das Ciências do Ambiente o projeto consiste num fungicida natural à base de extratos de algas da costa portuguesa o qual se mostra eficaz no combate a Phytophthora cinnamomi, um oomiceta que não reage a qualquer fungicida comercialmente disponível e que se encontra incluído na lista dos 100 fitopatogénicos exóticos invasores mais prejudiciais a nível mundial».
xa0
Autor: Jornal da Mealhada
