Loja Social da Mealhada e ADRA assinaram protocolo de cooperação para fornecimento de bens alimentares às famílias do concelho
ACTUALIZADO às 18h 31m de 16.05.12 A Roda Viva Loja Social do município celebrou na terça-feira, dia 15, nas suas […]
ACTUALIZADO às 18h 31m de 16.05.12
A Roda Viva Loja Social do município celebrou na terça-feira, dia 15, nas suas instalações, um acordo de cooperação com a delegação da Mealhada da ADRA Associação Adventista, para o Desenvolvimento, Recursos e Assistência. Com esta medida será assegurado o cruzamento dos utentes referenciados por cada uma das entidades, dando lugar a uma lista única de famílias beneficiárias de ajuda alimentar. Neste âmbito, procedeu-se à assinatura do protocolo pelo vereador da Acção Social da Câmara, Júlio Penetra e pelo delegado local da ADRA, Manuel Fernandes.
Com o objectivo primordial de alargar a cooperação no combate à pobreza e à exclusão social no concelho da Mealhada, o acordo de cooperação entre a Loja Social da Mealhada e a ADRA surge para suportar a dificuldade de resposta da Loja Social na necessidade [crescente] de fornecimento de bens alimentares às famílias carenciadas, disse Júlio Penetra. O vereador da Acção Social da autarquia fundamentou a escolha da ADRA como parceira pelo seu estreito relacionamento com o Banco Alimentar, que conduzirá a uma uma elevada aptidão de resposta.
Já Manuel Fernandes, da ADRA, sublinhou que com esta parceria será possível juntar a capacidade de trabalho das duas instituições a fim de reduzir as carências das famílias.
A participação da ADRA passa pela integração das famílias beneficiárias da Roda Viva no processo de distribuição alimentar periódica, com origem nos bens que lhe são atribuídos pelo Banco Alimentar e pelo PCSSC Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados. À Loja Social cabe o papel de proceder à avaliação social e económica de famílias em situação de vulnerabilidade, referenciadas pela ADRA, com vista à elaboração do respectivo relatório social e, ainda, reavaliar periodicamente cada família beneficiária da distribuição alimentar.
A ADRA Associação Adventista para o Desenvolvimento, Recursos e Assistência é uma agência humanitária independente estabelecida em 1984 pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, com o propósito específico de fomentar o desenvolvimento individual e comunitário e prestar socorro em casos de catástrofes. Em Portugal, a ADRA obteve o seu registo como Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) em 2001 e é membro da Plataforma Portuguesa das ONGD.
A ADRA serve as pessoas, independentemente da sua origem étnica, associação política ou orientação religiosa. Ajuda simplesmente as pessoas que estão em necessidade, sobretudo as mais vulneráveis, como mulheres, crianças e idosos. A ADRA tem em consideração a dignidade que é inerente a cada indivíduo e empenha-se em melhorar a qualidade da vida humana. A ADRA Portugal faz parte da Rede da ADRA Internacional, rede que opera em aproximadamente 125 países do mundo. Por ser uma das principais Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento do mundo, a ADRA recebeu o título de Consultora Geral do Conselho Económico e Social das Nações Unidas (ECOSOC), em 1997.
JM/CMM
Autor: Jornal da Mealhada
