Luís Braga da Cruz preside ao Conselho de Fundadores da Fundação Mata do Buçaco
Luís Braga da Cruz, antigo ministro da Economia do segundo Governo de António Guterres, é o novo presidente do Conselho […]
Luís Braga da Cruz, antigo ministro da Economia do segundo Governo de António Guterres, é o novo presidente do Conselho de Fundadores da Fundação Mata do Buçaco (FMB). A eleição realizou-se ontem, 31 de janeiro, no Bussaco, e foi presidida por Daniel Campelo, secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural.
A Fundação Mata do Buçaco elegeu ontem o presidente e o vice-presidente do seu Conselho de Fundadores. A escolha recaiu sobre o presidente do Conselho de Administração da Fundação Serralves, do Porto Luís Braga da Cruz e sobre o presidente do Conselho de Administração da Fundação Ricardo do Espírito Santo e Silva Luís Ferreira Calado -.
Com um mandato de três anos, aos presidente e vice-presidente do Conselho de Fundadores da FMB é pedido que analisem as decisões da administração presidida por António Jorge Franco e a aconselhem sobre investimentos a realizar e sobre o plano de atividades a implementar através de pareceres e orientações que apoiem a administração na preservação do legado histórico que é a Mata Nacional do Buçaco, garante a FMB em comunicado.
Na reunião de ontem, o Conselho de Fundadores escolheu, ainda, dois dos seus membros para integrar o Conselho Geral órgão de caráter deliberativo, a queml compete definir as grandes linhas de orientação da FMB. Foi aprovada, por unanimidade, a continuação da Universidade de Coimbra e da Universidade de Aveiro como representantes do Conselho de Fundadores no Conselho Geral, mantendo-se, desta forma, a ligação estreita com o mundo científico.
Presidido pelo secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, o Conselho de Fundadores aprovou, também, o Plano de Atividades da FMB para 2012. Daniel Campelo reconheceu o bom trabalho desenvolvido pela administração na gestão da Mata Nacional do Buçaco Património Nacional de Interesse Público defendendo que estes espaços devem ser geridos localmente por quem melhor os conhece e devem contar com um grande envolvimento das autarquias na defesa de um património que é seu e, simultaneamente, do país e dos portugueses, declara a FMB, em comunicado à imprensa.
Para além do Estado representado por Daniel Campelo e pela Câmara Municipal da Mealhada representada por Carlos Cabral constituem o Conselho de Fundadores da Fundação Mata do Buçaco as seguintes instituições: ADT Fire & Security, a Associação Industrial Portuguesa, Axa Portugal, Comendador Manuel Rui Azinhais Nabeiro, Fundação Bissaya Barreto, Fundação Casa de Macau, Fundação Luso, Fundação Luso-Brasileira, Fundação Ricardo do Espírito Santo e Silva, Fundação de Serralves, Mitsubishi Motors, Montepio Geral, Mota-Engil, REN Redes Energéticas Nacionais e Sonae Indústria.
Quem é Luís Braga da Cruz?
Ministro da Economia no XIV Governo Constitucional, presidido por António Guterres de 1999 a 2002, Luís Braga da Cruz foi foi presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (1986-1995 e 1996-2001) e presidente da Enenorva (1995-1996). É Professor Catedrático Convidado da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. É Presidente do pólo português do Operador do Mercado Ibérico de Energia (OMIP) e Presidente do Conselho de Administração da Fundação de Serralves desde Janeiro de 2010.
JM/FMB
Autor: Jornal da Mealhada
