Quarta-feira, 01 de Fevereiro de 2012

Luís Braga da Cruz preside ao Conselho de Fundadores da Fundação Mata do Buçaco

Luís Braga da Cruz preside ao Conselho de Fundadores da Fundação Mata do Buçaco

Região

Luís Braga da Cruz preside ao Conselho de Fundadores da Fundação Mata do Buçaco

Luís Braga da Cruz, antigo ministro da Economia do segundo Governo de António Guterres, é o novo presidente do Conselho […]

Luís Braga da Cruz, antigo ministro da Economia do segundo Governo de António Guterres, é o novo presidente do Conselho de Fundadores da Fundação Mata do Buçaco (FMB). A eleição realizou-se ontem, 31 de janeiro, no Bussaco, e foi presidida por Daniel Campelo, secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural.

A Fundação Mata do Buçaco elegeu ontem o presidente e o vice-presidente do seu Conselho de Fundadores. A escolha recaiu sobre o presidente do Conselho de Administração da Fundação Serralves, do Porto Luís Braga da Cruz e sobre o presidente do Conselho de Administração da Fundação Ricardo do Espírito Santo e Silva Luís Ferreira Calado -.

Com um mandato de três anos, aos presidente e vice-presidente do Conselho de Fundadores da FMB é pedido que analisem as decisões da administração presidida por António Jorge Franco e a aconselhem sobre investimentos a realizar e sobre o plano de atividades a implementar através de pareceres e orientações que apoiem a administração na preservação do legado histórico que é a Mata Nacional do Buçaco, garante a FMB em comunicado.

Na reunião de ontem, o Conselho de Fundadores escolheu, ainda, dois dos seus membros para integrar o Conselho Geral órgão de caráter deliberativo, a queml compete definir as grandes linhas de orientação da FMB. Foi aprovada, por unanimidade, a continuação da Universidade de Coimbra e da Universidade de Aveiro como representantes do Conselho de Fundadores no Conselho Geral, mantendo-se, desta forma, a ligação estreita com o mundo científico.

Presidido pelo secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, o Conselho de Fundadores aprovou, também, o Plano de Atividades da FMB para 2012. Daniel Campelo reconheceu o bom trabalho desenvolvido pela administração na gestão da Mata Nacional do Buçaco Património Nacional de Interesse Público defendendo que estes espaços devem ser geridos localmente por quem melhor os conhece e devem contar com um grande envolvimento das autarquias na defesa de um património que é seu e, simultaneamente, do país e dos portugueses, declara a FMB, em comunicado à imprensa.

Para além do Estado representado por Daniel Campelo e pela Câmara Municipal da Mealhada representada por Carlos Cabral constituem o Conselho de Fundadores da Fundação Mata do Buçaco as seguintes instituições: ADT Fire & Security, a Associação Industrial Portuguesa, Axa Portugal, Comendador Manuel Rui Azinhais Nabeiro, Fundação Bissaya Barreto, Fundação Casa de Macau, Fundação Luso, Fundação Luso-Brasileira, Fundação Ricardo do Espírito Santo e Silva, Fundação de Serralves, Mitsubishi Motors, Montepio Geral, Mota-Engil, REN Redes Energéticas Nacionais e Sonae Indústria.

Quem é Luís Braga da Cruz?

Ministro da Economia no XIV Governo Constitucional, presidido por António Guterres de 1999 a 2002, Luís Braga da Cruz foi foi presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (1986-1995 e 1996-2001) e presidente da Enenorva (1995-1996). É Professor Catedrático Convidado da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. É Presidente do pólo português do Operador do Mercado Ibérico de Energia (OMIP) e Presidente do Conselho de Administração da Fundação de Serralves desde Janeiro de 2010.

JM/FMB

Autor: Jornal da Mealhada

Find A Doctor

Give us a call or fill in the form below and we will contact you. We endeavor to answer all inquiries within 24 hours on business days.