Marcelo maioritário (também) na Mealhada
Marcelo Rebelo de Sousa foi, no dia 24 de janeiro, e à primeira volta, eleito o 20.º Presidente da República […]
Marcelo Rebelo de Sousa foi, no dia 24 de janeiro, e à primeira volta, eleito o 20.º Presidente da República Portuguesa, sucedendo a Cavaco Silva no Palácio de Belém. Marcelo conseguiu vencer em todos os distritos e em quase todos os concelhos perdendo, apenas, em 14 para Sampaio da Nóvoa e num para Edgar Silva.
O concelho da Mealhada também não foi excepção para o professor de Direito, que venceu em todas as freguesias de forma maioritária. No concelho da Mealhada 48,84% dos votantes no concelho da Mealhada preferiram Marcelo a qualquer outro candidato a presidente da República. No entanto, só na União de Freguesias é que Marcelo obteve mais do que metade dos votos: 53,78% (valor acima do total nacional, que foi de 52%). A freguesia do Luso foi aquela que menos confiou em Marcelo, dando-lhe, apenas 44,35% das preferências.
Se foi a pior para Marcelo, a freguesia de Luso foi a melhor para Sampaio da Nóvoa, que ficou em segundo lugar no concelho com 23,79% dos votos. Em terceiro lugar no concelho da Mealhada ficou a candidata apoiada pelo Bloco de Esquerda, Marisa Matias, com 12,38% dos votos, tendo sido na freguesia de Casal Comba que, com mais de 15% dos votos obteve o seu melhor resultado.
xa0
Mealhada foi o melhor concelho do distrito para Maria de Belém
e o pior para Marcelo
xa0
Foi no concelho da Mealhada que Marcelo encontrou os piores resultados do distrito de Aveiro. Obteve 48,84% face a resultados muito mais significativos como quase 80% em Vagos, ou mais de 70% em Sever do Vouga, Murtosa ou Arouca. Por outro foi na Mealhada que Maria de Belém obteve melhor percentagem distrital. Cerca de 6,65% dos mealhadenses votaram em Maria de Belém que teve como apoiantes no concelho Rui Marqueiro e Arminda Martins, presidente da Câmara Municipal e a líder do PS local. Maria de Belém foi a quarta posicionada no total concelhio a exemplo do total nacional.
xa0
e onde Tino foi melhor que Edgar!
xa0
Outra das surpresas da Mealhada foi o facto de Vitorino Silva, Tino de Rans, ter ficado em quinto lugar superando em 0,80% o candidato apoiado pelo PCP, Edgar Silva. Aliás, só nas freguesias de Barcouço e Pampilhosa é que Edgar foi mais forte que Tino. Na freguesia de Casal Comba, por exemplo, Tino teve mais do dobro dos votos de Edgar. Tino levou 3,19% dos votos da Mealhada, face aos 2,39% – 199 votos de Edgar Silva.
Paulo Morais obteve 1,72% dos votos, enquanto que Henrique Neto ficou-se pelos 0,58%. Candido Ferreira e Jorge Sequeira, com 19 votos cada um, obtiveram 0,23% dos votos.
Cerca de 2,5% dos votantes da Mealhada preferiram votar Branco ou nulo. A abstenção no total do concelho cifrou-se nos 54,32%, tendo sido em Casal Comba, com 56,90% que se verificou a maior abstenção. Em nenhuma freguesia votaram mais de metade dos eleitores inscritos.
Autor: Jornal da Mealhada
