Quarta-feira, 21 de Março de 2012

Mata do Bussaco celebra, nos próximos dias, Natureza e Fé

Mata do Bussaco celebra, nos próximos dias, Natureza e Fé

Região

Mata do Bussaco celebra, nos próximos dias, Natureza e Fé

É variado o número e o tipo de atividades que a Fundação Mata do Bussaco está a desenvolverxa0 – dentro […]

É variado o número e o tipo de atividades que a Fundação Mata do Bussaco está a desenvolverxa0 – dentro e fora de muros – para os últimos dias de março, altura em que se celebram os Dias da Floresta, da Árvore e da Água – três elementos essenciais da Mata do Bussaco – e a Quaresma – período relevante para o catolicismo e, por maioria de razão, para o aspeto religioso e espiritual do que foi o Deserto dos Carmelitas Descalços.

xa0

Iniciativas associadas ao Dia da Árvore da Floresta

Palestras nas EB 2,3 e plantações simbólicas de árvores

A propósito do Dia Mundial da Árvore e da Floresta, Anabela Bem-Haja, técnica florestal da Fundação Mata do Bussaco, realizou hoje, 21 de março, palestras nas Escolas Básicas 2,3 da Pampilhosa e da Mealhada. Estas ações, destinadas a alunos do 5.º e 8.º anos culminaram com a realização de uma plantação de um cedro do Bussaco (Cupressus Lusitanica), o ex-libris da Mata Nacional, e de 160 azevinhos (Ilex aquifolium), estas espécies autóctones oferecidas pela Sociedade das Aguas de Luso e pela Fundação Luso. Os alunos da EB2,3 da Pampilhosa fizeram a plantação no Jardim Público da vila e os da Mealhada plataram as espécies no Parque Urbano da Cidade.

Segundo nota divulgada pela Fundação Mata do Bussaco, “pretende-se, com esta iniciativa, apelar ao espírito de voluntariado e cidadania ativa e, em conjunto, plantar consciências, sensibilizando a população para a necessidade de protegermos cada vez mais a Natureza e os recursos naturais e valorizarmos a Agricultura, as Florestas e os nossos Bosques e Jardins”.

Coimbrashoping recebe, até domingo, exposição “Buçaco fora de muros”

Pelo terceiro ano consecutivo, a Fundação Mata do Bussaco marca presença no Centro Comercial Coimbrashopping, numa iniciativa que tem o apoio da Sonae Sierra. No Piso 1 do centro comercial de Coimbra, estarão à venda vários Produtos da Mata, tais como ecokits com sementes da Mata, cedros-do-Buçaco e outras árvores e plantas. A receita será integralmente aplicada na conservação dos valores naturais existentes na Mata Nacional do Buçaco no caso, a Floresta Relíquia.

Raid Fotográfico “Buçaco Natura” realizou-se no domingo

Inserido no âmbito das celebrações do Dia da Árvore e da Floresta, o Raid Fotográfico Buçaco Natura realizou-se no domingo, 18 de março. Promovido pela Fundação Mata do Buçaco teve como objetivo dar a conhecer a Mata sob novas perspetivas, dinâmicas e criativas, incentivando o convívio familiar na exploração da beleza natural da mesma.

Participaram no raid fotográfico pessoas de Aveiro, Lisboa, Luso, Coimbra, Lousã e Águeda. As fotografias estão agora a ser analisadas pelo júri e os resultados serão divulgados no facebook da Fundação e no site da Fundação no próximo dia 10 de abril.

Dia da Água assinala-se amanhã, 22 de março

Visita ao Trilho da Água, orientada por Filipe Félix

A Fundação Mata do Buçaco oferece uma visita ao Trilho da Água, das 15h às 17 horas de amanhã, 22 de março, Dia Mundial da Água, orientada por Filipe Félix, licenciado em Engenharia Geológica pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e mestre em Engenharia Geológica e Minas, pela mesma Universidade.

A elevada biodiversidade presente na Mata do Buçaco, que pode ser observada ao longo de todo o percurso temático, é resultante da conjugação de diferentes agentes, nomeadamente fatores climáticos, composição dos solos e principalmente do elemento água. Pode afirmar-se que é a permanente abundância de água o motivo determinante desta paisagem única. É toda esta água que flui permanentemente, primeiro nas fontes e posteriormente ao longo das linhas de água da Mata do Buçaco, que o visitante pode observar, sentir e ouvir, nesta visita orientada. A visita é gratuita mas sujeita a inscrição em atividades@fmb.pt ou 231 937 000.

Crianças da Casa da Criança assinalam Dia Água com plantação de àrvores

Dezasseis crianças, com idades compreendidas entre os quatro e cinco anos, da Casa da Criança da Santa Casa daMisericórdia da Mealhada, vão comemorar o Dia Mundial da Água, na Mata Nacional do Buçaco. A ação, inserida no âmbito do Projeto BRIGHT (Bussaco´s Recovery from Invasions Generating Habitat Threats), conta com o apoio da Sociedade das Águas de Luso e da Fundação Luso.

A iniciativa, que se irá realizar pelas 10 horas, consiste na plantação de espécies autótones pelos mais pequenos, com o auxílio da técnica florestal e de colaboradores da Fundação Mata do Bussaco, na zona do Pinhal do Marquês. Deste modo, a comunidade escolar estará envolvida numa ação que permite a transmissão de conhecimentos, valores e práticas dirigidas às questões ambientais.

As espécies a plantar (azevinhos, medronheiros, azereiros, carvalho alvarinho e sobreiro) serão fornecidas pela Sociedadeda Água do Luso, que pretende assim assinalar o Dia Mundial da Água na Serra do Buçaco, de onde é oriunda a Água de Luso.

Tradicional Via-sacra abre atividades da “Semana Santa no Bussaco”

Domingo, 25 de março, Passos da Paixão abrem actividades

No próximo domingo, 25 de março, às 15 horas, na capela do Convento de Santa Cruz do Bussaco, será celebrada a Eucarístia, seguindo-se a Via-sacra, através do Passos da Paixão, pelo sacro-monte.

Esta iniciativa, já tradicional, celebrada pelo Arciprestado da Mealhada desde há algumas décadas, no V Domingo da Quaresma, é uma forma de ritual religioso que congrega os paroquianos do arciprestado no Monte Bussaco, durante o trajecto dos Passos da Paixão – do Pretório até à Ermida do santo Sepulcro -.

Este é, também, o pontapé de saída para um programa de atividades de natureza religiosa e espiritual que se realiza no Bussaco até ao Dia de Páscoa, 8 de abril, e que tem o nome genérico de “Semana Santa”.xa0

Neste dia 25, os paroquianos da Pampilhosa concentram-se na Igreja Paroquial, às 9 horas, e rumarão ao Bussaco, a pé, numa caminhada quaresmal e de reflexão, este ano subordinada à temática “Não te contentes…”. Participarão, depois, na Eucarístia e na Via Sacra, antes de regressar à Pampilhosa.

JM/FMB

xa0

Autor: Jornal da Mealhada

Find A Doctor

Give us a call or fill in the form below and we will contact you. We endeavor to answer all inquiries within 24 hours on business days.