Segunda-feira, 05 de Março de 2012

Mata do Bussaco recebeu primeira oficina ludico-didática para crianças

Mata do Bussaco recebeu primeira oficina ludico-didática para crianças

Região

Mata do Bussaco recebeu primeira oficina ludico-didática para crianças

Plantas, aves e mamíferos vários animais, seus rituais e outros que tais Iniciou ontem, domingo, 4 de março, e com […]

Plantas, aves e mamíferos vários animais, seus rituais e outros que tais

Iniciou ontem, domingo, 4 de março, e com calendário quinzenal até 16 de dezembro de 2012, o conjunto de oficinas de cariz lúdico-didático que, na Mata Nacional do Buçaco, oferecem experiências para crianças e para todos os gostos. Aves, mamíferos, plantas e sementes serão objecto de estudo e de folia, numa atividade realizada em parceria com o Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro.

São dez os temas que orientam a descoberta da floresta em todos os ambientes: aquático, terrestre e aéreo. À espera de miúdos e graúdos, as oficinas para grupos e famílias decorrem no primeiro e terceiro domingos de cada mês, durante uma manhã ou uma tarde. Ligadas à Natureza, estas oficinas prometem muita animação, convívio e aprendizagem.

A primeira oficina, a de ontem 4 de março, teve como temática o ambiente terrestre, e intitulou-se “A Floresta revis(i)tada”. Consistiu num passeio pela Mata onde procurou ser demonstrado o conceito de Biodiversidade: foram identificadas várias espécies vegetais e procuraram-se animais ou indícios da presença destes. Para conhecer melhor as plantas, o mais indicado passou por construir um herbário. A atividade implica recolha do material vegetal na Mata e, posteriormente, a organização e conservação dos espécimes recolhidas. O exemplar construído pode ser levado para casa. Mas antes das plantas, e como tudo começa com uma semente, na oficina Sementes com Vida! os participantes podem recolhê-las ao longo da floresta e são ensinados a processá-las para plantação nos viveiros da Mata do Buçaco.

Ainda no mês de março, a 18, realizar-se-á a segunda oficina “No Rasto dos Mamíferos!”. Os mamíferos, tal como roedores, e morcegos, muito difíceis de observar directamente, são identificados através do seu rasto. Por isso, na oficina No Rasto dos Mamíferos a análise de excrementos, de pegadas e de regurgitações de aves de rapina são as técnicas aconselhadas.

Especialmente dedicada aos mais afoitos, e entre a terra e a água, está a oficina Sapos, Rãs e Salamandras. Existem muitos receios infundados em torno destes simpáticos animais. Precisamente por esta razão, a oficina Sapos, Rãs e Salamandras pretende dá-los a conhecer, através de jogos didáticos e explicações técnicas sobre metodologias de deteção e identificação dos mesmos.

Nos céus existirão Aves pelos Ares e Ninhos para os Passarinhos. Aqui serão reveladas algumas curiosidades sobre aves e os participantes poderão construir e levar consigo as casas mais confortáveis para o nascimento dos passarinhos. Ainda nos céus, o morcego também será objeto de aprendizagem em jeito de brincadeira. No Ano do Morcego, esta oficina pretende explicar a ecologia destes animais, os seus hábitos e a sua importância para o homem.

E para conjugar céu e terra e ajudar a perceber os ecossistemas que nos rodeiam, na oficina a Coruja e o Ratinho vão observar-se os hábitos alimentares de algumas destas aves noturnas de rapina. As corujas alimentam-se, preferencialmente, de pequenos mamíferos como ratinhos, o que, habitualmente, contribui para o controlo de pragas. A análise das regurgitações das corujas poderá fornecer informações muito importantes sobre a ecologia e a dieta destas aves, através da identificação das presas ingeridas.

Para poder reproduzir tudo e para mais tarde recordar, a oficina Introdução à ilustração científica vai ensinar os princípios básicos de uma técnica muito utilizada pela biologia e pela medicina para ultrapassar as limitações que, por vezes, a fotografia apresenta na reprodução de alguns elementos de estudo. Esta atividade será coordenada pela bióloga e ilustradora, Milene Matos, que ensinará aos participantes uma técnica base da ilustração científica. A experiência, as ideias e os materiais poderão ser levados para casa, para continuar a praticar e a recordar.

Em anexo, descrição detalhada das atividades, horários, preços e informações de inscrição.

JM/FMB

Autor: Jornal da Mealhada

Find A Doctor

Give us a call or fill in the form below and we will contact you. We endeavor to answer all inquiries within 24 hours on business days.