Terça-Feira, 06 de Novembro de 2018

Mealhada é candidata ao Prémio Município do Ano 2018

Mealhada é candidata ao Prémio Município do Ano 2018

Região

Mealhada é candidata ao Prémio Município do Ano 2018

O Município da Mealhada é um dos 35 municípios candidatos aos Prémios Município do Ano 2018. A concurso a Câmara […]

O Município da Mealhada é um dos 35 municípios candidatos aos Prémios Município do Ano 2018. A concurso a Câmara Municipal apresentou o CATRAPIM Festival de Artes para Crianças, realizado na Mata Nacional do Bussaco, um projeto que de acordo com Rui Marqueiro, presidente da Câmara Municipal da Mealhada, está já pré-selecionado. Os resultados do concurso serão conhecidos no próximo dia 16 de novembro, em Guimarães.

Esta é já a 5ª edição dos Prémios Município do Ano, organizado pela Universidade do Minho (UMinho) e pela Câmara Municipal de Guimarães. Nesta edição foram recebidas 56 candidaturas, através da plataforma UM-Cidades, entre as quais estão agora nomeadas 35 autarquias, divididas em nove categorias geográficas: Alentejo, Algarve, Área Metropolitana de Lisboa, Área Metropolitana do Porto, Centro, Centro com menos de 20 mil habitantes, Norte, Norte com menos de 20 mil habitantes e Regiões Autónomas.

Mealhada leva o CATRAPIM a concurso

A Mealhada concorre pela região Centro e apresenta a concurso o CATRAPIM (Festival de Artes para Crianças), organizado pela Fundação Mata do Bussaco e que este ano atraiu cerca de 30 mil visitantes.

Sobre a importância da conquista do prémio Município do Ano 2018, Rui Marqueiro, presidente da Câmara Municipal da Mealhada, sublinha todos os prémios são importantes, quer dizer, são o reconhecimento do trabalho. O autarca recordou ainda que esta não é a primeira vez que o Município se candidata a este prémio, nós uma vez candidatámos o CIA (Centro de Interpretação Ambiental), mas como era um investimento anterior eles não consideraram, no entanto acharam a ideia fantástica.

Este ano, Rui Marqueiro disse ao Jornal da Mealhada que irá marcar presença na cerimónia de anúncio do município vencedor sem grandes expectativas, estamos a bater-nos com municípios que têm outra dimensão, outra capacidade; municípios que têm mais de 100 milhões de euros de orçamento. Ainda assim, e apesar da concorrência ser aparentemente forte, o autarca mealhadense refere acho que o CATRAPIM está pré-selecionado, vamos ver.

Prémios Município do Ano vai na 5ª edição

Conforme comunicado enviado à agência Lusa, a UMinho declara que o concurso visa reconhecer as boas práticas de projetos implementados pelos municípios com impacto no território, na economia e na sociedade, promovendo o crescimento, a inclusão e a sustentabilidade. Casos disso foram os projetos vencedores nas edições anteriores. Em 2014, Lisboa venceu com o projeto Há Vida na Mouraria; em 2015 foi o município de Vila do Bispo a ganhar com o Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza; seguiu-se o Fundão, em 2016, com o projeto Academias de Código; e no ano passado foi a vez de Guimarães alcançar a vitória com Pay-as-You-Throw no Centro Histórico de Guimarães.

De acordo com o mesmo comunicado, a UMinho esclarece que a atribuição do galardão pretende também colocar na agenda a temática da territorialização do desenvolvimento, perspetivada a partir da ação das autarquias, bem como valorizar realidades diversas que incluam as cidades e os territórios de baixa densidade nas diferentes regiões do país.

Na cerimónia de entrega dos galardões a concurso, marcará presença Robert Stussi, vice-presidente da Associação Portuguesa do Veículo Elétrico, que irá proferir uma conferência sobre Como os municípios podem contratar transportes públicos e partilhados.

Concurso público internacional parece obrigar a que as carreiras sejam mesmo públicas e que funcionem em todas as épocas do ano, Rui Marqueiro, presidente da Câmara Municipal da Mealhada

A propósito do tema da conferência, o Jornal da Mealhada perguntou a Rui Marqueiro quais as perspetivas para a cobertura do concelho a nível de transportes públicos, ao que o autarca respondeu, nós já temos carreiras para o transporte escolar, depois ver-se-á como é que ficam as carreiras públicas. Obrigatoriamente, até aqui, as carreiras eram tidas como públicas, mas eram falsamente públicas, porque só havia carreiras nos dias de aulas. Agora, o autarca assegura que a situação dos transportes está em concurso público internacional, promovido pela CIM RC (Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra), portanto estamos a aguardar que esse concurso dê os seus passos, o qual, ao que parece, vai obrigar a que as carreiras sejam mesmo públicas e que funcionem em todas as épocas do ano, tal como referiu Rui Marqueiro ao nosso jornal.

Recordando a ausência de transportes públicos em Barcouço, desde março deste ano, situação que foi exposta na apresentação do Plano Intermunicipal de Mobilidade e Transportes da Região de Coimbra, realizada no dia 21 de setembro, Rui Marqueiro avança o problema do Barcouço é um problema muito particular, que poderá ter algum desenvolvimento em breve e continua dizendo é natural, como o Barcouço e aquelas povoações têm mais do que 40 habitantes, que as pessoas fiquem servidas de transportes, atendendo ao facto de que em princípio teremos que ter carreiras em todas as populações, a partir de 40 habitantes.

Autor: Jornal da Mealhada

Find A Doctor

Give us a call or fill in the form below and we will contact you. We endeavor to answer all inquiries within 24 hours on business days.