“Mealhada-Má, Mealhada Linda”: um tributo à memória e à comunidade local de Hermínio Pires
A obra, que reúne olhares e memórias sobre a Mealhada de 1919
Com 85 anos, Hermínio Pires, lançou o seu mais recente livro: “Mealhada-Má, Mealhada Linda”, no passado dia 17 de outubro, no auditório da EPVL.
A sessão de lançamento coincidiu com as celebrações de aniversário da Santa Casa da Misericórdia da Mealhada (SCMM) momento agraciado pelo provedor João Peres e pelo escritor.
A sessão contou assim, com a presença do provedor João Peres, do autor do prefácio Nuno Canilho, e de Marta Pires, neta do escritor, além de várias dezenas de pessoas que encheram o auditório para conhecer a nova obra de Hermínio Pires.
“Este livro é diferente, é especial, liga-nos à Mealhada e ao autor”, começou por afirmar Nuno Canilho, destacando que a obra “recria histórias locais” e “conta a história do nosso território com o olhar sensível e atento do Hermínio”.
Também Marta Pires partilhou palavras de afeto e admiração pelo avô, descrevendo-o como “sinónimo de gentileza, força, coragem e lealdade”, acrescentando que “Mealhada-Má, Mealhada Linda” procura “preservar a memória de um passado coletivo, vivido por todos os mealhadenses”.
No momento da sua intervenção, Hermínio Pires expressou o seu reconhecimento à SCMM, recordando “o amor e a dedicação da SCMM aos mais frágeis” e sublinhando “o espírito de entreajuda e missão que une todos os que mantêm viva esta instituição centenária”.
A obra, que reúne olhares e memórias sobre a Mealhada de 1919, conduz o leitor por episódios passados na Serra do Bussaco, no Luso, na Vacariça, na Pampilhosa e na própria Mealhada, cruzando personagens e histórias que refletem a identidade bairradina e o valor da comunidade.
As comemorações terminaram com o tradicional cantar dos parabéns, o corte do bolo, uma sessão de autógrafos e um momento musical ao vivo, celebrando 119 anos de solidariedade, cultura e compromisso com a Mealhada.
“Mealhada-Má, Mealhada Linda” integra a coleção editorial das Publicações SCMM, que tem vindo a destacar autores e obras dedicadas à cultura e memória local. Esta é a primeira publicação de 2025 da editora da instituição, que prevê ainda o lançamento de uma nova obra até ao final do ano.
Autor: Jornal da Mealhada



