Meio milhar no convívio entre utentes de IPSS do concelho da Mealhada
O VIII Encontro Interinstitucional, dinamizado pela Rede Social da Mealhada, juntou na quinta-feira, dia 28 de Junho, entre as 10h […]
O VIII Encontro Interinstitucional, dinamizado pela Rede Social da Mealhada, juntou na quinta-feira, dia 28 de Junho, entre as 10h e as 17 horas, mais de cinco centenas de pessoas no Parque da Cidade da Mealhada entre crianças, idosos, organizadores e colaboradores. Doze Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) concelhias participaram no encontro, que teve como ponto alto o desfile intergeracional de marchas populares.
Foi um dia bem passado, recheado de actividades e, sobretudo, de muito convívio. O VIII Encontro Interinstitucional da Rede Social da Mealhada reuniu mais de quinhentas pessoas no Parque da Cidade. Uma iniciativa prevista no Plano Institucional Concelhio 2012, enquadrado no Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações, que pretendeu proporcionar momentos de lazer, fomentar o convívio interinstitucional e geracional, a partilha de experiências e a prática de hábitos saudáveis de vida entre os utentes das áreas de infância, juventude, terceira idade e deficiência das IPSS concelhias.
O encontro começou logo pela manhã, às 10 horas, com a dinamização de actividades desportivas dirigidas às áreas da infância, juventude e deficiência. O ponto alto do evento aconteceu depois do almoço convívio, perto das 14h 30m, com o desfile de marchas populares. Crianças e idosos deram as mãos e desfilaram no Parque da Cidade, dançando e cantando músicas populares características deste tipo de arraial.
Foram várias as instituições do concelho que participaram. Em representação das oito freguesias do concelho estiveram a Associação Desportiva Cultural e Recreativa de Antes, Associação Jovens Cristãos de Luso, AD ELO Centro Comunitário do Canedo, APPACDM Centro de Santo Amaro, Casa do Povo da Vacariça, Centro de Assistência Paroquial de Pampilhosa, Centro Social Comendador Melo Pimenta, de Luso, Centro Paroquial de Solidariedade Social de Ventosa do Bairro, Centro Social da Freguesia de Casal Comba, Jardim de Infância Dr.ª Odete Isabel, de Barcouço, Jardim de Infância de SantAna, da Mealhada, e Santa Casa da Misericórdia da Mealhada.
As crianças do ATL e os idosos que integraram a marcha da Santa Casa da Misericórdia da Mealhada cantaram ao vivo, em estreia absoluta, o Hino da Misericórdia, um tema composto por João Vila, o Professor Jota, que acompanhou os marchantes no local.
A iniciativa que contou com o apoio da Sociedade Águas de Luso, da Cruz Vermelha Portuguesa Delegação do Concelho de Mealhada, da CADES (reportagem fotográfica e de vídeo) e da CASA DO FRIO Distribuição Alimentar de Coimbra (oferta de gelados para participantes).
Autor: Jornal da Mealhada
