Sexta-feira, 26 de Maio de 2017

Misericórdia da Mealhada já tem Consulta a Tempo e Horas

Misericórdia da Mealhada já tem Consulta a Tempo e Horas

Região

Misericórdia da Mealhada já tem Consulta a Tempo e Horas

A Santa Casa da Misericórdia da Mealhada assinou esta manhã dois protocolos que visam a melhoria dos cuidados de saúde […]

A Santa Casa da Misericórdia da Mealhada assinou esta manhã dois protocolos que visam a melhoria dos cuidados de saúde prestados à população. A cerimónia decorreu durante as comemorações do Dia do Município. O Secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, esteve presente e, no final, visitou as instalações do Hospital Misericórdia da Mealhada.

O protocolo entre o Ministério da Saúde e a Santa Casa da Misericórdia insere-se âmbito da Consulta a Tempo e Horas, que permitirá ao Hospital da Misericórdia receber pacientes do Serviço Nacional de Saúde nas diversas especialidades. Este protocolo é de elevada importância para as áreas da cirurgia, medicina interna, todas as restantes especialidades. O que pedimos ao Hospital da Misericórdia é que sejam rápidos, que diminuam os tempos de espera, que não façam esperar os seus doentes, referiu Manuel Delgado.

O governante saudou ainda o protocolo tripartido entre a Autarquia, as juntas de freguesia e o Hospital da Misericórdia da Mealhada (HMM). Esta iniciativa demonstra o empenho e a generosidade do Município em ajudar a população mais carenciada. O Ministério da Saúde e o Governo estão apostados na colaboração permanente com os municípios na melhoria de soluções para as suas populações. E devo sublinhar a capacidade de persistência de Rui Marqueiro na defesa dos interesses da sua população, uma capacidade que não é muito comum, salientou ainda o Secretário de Estado.

João Peres, Provedor da instituição, relembrou que esta, além do auxílio que presta à população, é um dos principais empregadores do concelho e, por isto, assumem uma maior responsabilidade social pelo impacto económico que esta condição implica.

A minha experiência e a minha consciência obrigam-me a afirmar que a comunidade concelhia precisa de maior cobertura do Sistema Nacional de Saúde. As dificuldades crescentes, ano após ano, em negociar o acordo da Consulta a Tempo e Horas é um exemplo dessa falta de apoio a esta comunidade, além de que o valor tem sido sistematicamente reduzido nos últimos dois anos, lamentou João Peres, Provedor da Santa Casa da Misericórdia da Mealhada.

João Peres relembra ainda que o valor do acordo para o programa da CTH cobre apenas as necessidades dos primeiros três meses do ano, solicitando que os valores sejam mais adequados nos próximos anos: O valor do acordo agora assinado cobre apenas as necessidades de três meses do ano. Não é razoável deixar estas pessoas sem cobertura nos restantes meses.

Nos próximos anos a verba deverá ser adequada às reais necessidades da população. Temos uma função social que temos cumprido de forma exemplar. Entendemos que esta população merece o vosso compromisso político e pessoal, no sentido de lhe serem proporcionados serviços de saúde de proximidade, a coberto do Sistema Nacional de Saúde, e em quantidade suficiente, concluiu.

Autor: Jornal da Mealhada

Find A Doctor

Give us a call or fill in the form below and we will contact you. We endeavor to answer all inquiries within 24 hours on business days.