«Muitas pessoas dizem maravilhas porque se voltou ao figurino inicial de oito dias de Feira de Artesanato e Gastronomia», diz Cabral
XIV FEIRA DE ARTESANATO E GASTRONOMIA DA MEALHADA, ATÉ DOMINGO, 10 DE JUNHO, NO JARDIM MUNICIPAL . No ano passado […]
XIV FEIRA DE ARTESANATO E GASTRONOMIA DA MEALHADA, ATÉ DOMINGO, 10 DE JUNHO, NO JARDIM MUNICIPAL
.
No ano passado falharam os objectivos. Pensámos em reduzir a feira para metade na tentativa de economizar cerca de 40 por cento do orçamento. O que verificámos foi que economizámos apenas 10 por cento, explicou o presidente da Câmara, Carlos Cabral, na abertura da edição de 2012 da Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada, considerando que esses 10 por cento não justificam cortar dias de feira.
xa0
O centro da cidade da Mealhada voltou a encher-se de movimento anteontem à tarde, na abertura de mais uma Feira de Artesanato e Gastronomia. É a 14ª edição do certame mais tradicional do concelho, que regressa ao seu formato antigo, oferecendo nove dias de artesanato ao vivo, sabores da região, provas de vinhos e um variado cartaz de animação. Uma feira que este ano termina em grande, com a emissão do programa da TVI Somos Portugal, em directo do palco principal do certame.
O Jardim Municipal voltou a encher-se de movimento anteontem à tarde, com a abertura da XIV Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada. O arranque aconteceu pelas 16h, com a habitual visita do Executivo Municipal aos cerca de 40 expositores da feira. As imagens foram de esculturas em barro e madeira, tapeçaria, cestaria, bordados, calçado, tecelagem e bonecas de trapos, entre outras. Os cheiros e os sabores foram a bolacha americana, pão com chouriço, algodão doce e a todas as iguarias típicas que as oito tasquinhas de gastronomia foram oferecendo à comitiva. O stand das 4 Maravilhas foi uma paragem obrigatória, para o brinde ao sucesso do certame.
A feira regressa este ano ao seu habitual formato de nove dias. Um retorno justificado pelo facto de não se ter conseguido poupar o pretendido com a redução do número de dias. No ano passado falharam os objectivos. Pensámos em reduzir a feira para metade na tentativa de economizar cerca de 40 por cento do orçamento. O que verificámos foi que economizámos apenas 10 por cento, explicou o presidente da Câmara, Carlos Cabral, na abertura do certame, considerando que esses 10 por cento não justificam cortar dias de feira. Houve pessoas que estavam inteiramente de acordo que fossem quatro dias,() mas muitas outras dizem maravilhas porque voltou ao figurino inicial, acrescentou, revelando que, na sua opinião, este figurino é o melhor.
As provas de vinhos no stand das 4 Maravilhas é uma das novidades desta edição. A ideia é apresentar os vinhos dos produtores do concelho a todos os apreciadores que visitem a feira. Para isso, o stand das 4 Maravilhas vai realizar provas de vinhos, todos os dias do certame, das 16h em diante, para todos os que comprarem um copo ou uma flûte da marca gastronómica. O copo ou a flûte têm um custo de três euros e possibilita a prova de dois vinhos, que podem ser escolhidos de uma lista de 25, elaborada em conjunto pelos produtores mealhadenses.
Outra novidade desta edição passa pela emissão do programa da TVI Somos Portugal, em directo do certame e com um alinhamento musical que promete trazer nomes sonantes da música popular ao centro do concelho. O programa, que vai ter o título Maravilhas da Mealhada, vai ser emitido na TVI das 14h às 20h. Vão ser seis horas em directo aqui da feira, num programa da TVI, o que obviamente vai também atrair visitantes, adiantou Carlos Cabral, concluindo: Vai ser mais uma feira de sucesso.
Programação
Terça-feira, 05 de Junho
21.30h Cantares ao Desafio de Pedroso
Quarta-feira, 06 de Junho
21.00h GRES Juventude Paquetá
21.30h Grupo de Samba Os Sócios da Mangueira
22.00h GRES Real Imperatriz
22.30h Jukebox Karaoke
Quinta-feira, 07 de Junho
16.00h Pequenos Artistas da Expressão Musical
17.30h Rancho Infantil e Juvenil de Ventosa do Bairro
18.45h Rancho Folclórico e Etnográfico São João de Casal Comba
19.30h Grupo Folclórico e Etnográfico da Vimieira
21.00h GEDEPA – Rancho Folclórico e Grupo Etnográfico da Pampilhosa
Sexta-feira, 08 de Junho
19.30h Os Carriços
21.30h Andarilhos
Sábado, 09 de Junho
17.00h Grupo Regional da Pampilhosa do Botão
19.30h Amigos da Rambóia
21.30h Sons do Minho
Domingo, 10 de Junho
09.30h Prova de Atletismo 3 Milhas de Mealhada
14.00h 20.00h Programa em directo na TVI Somos Portugal: Maravilhas da Mealhada, com apresentação de Fátima Lopes e Nuno Eiró.
JM/CMM
Autor: Jornal da Mealhada
