Quarta-feira, 30 de Abril de 2025

Município cria Provedoria do Munícipe para apoio aos cidadãos

Município cria Provedoria do Munícipe para apoio aos cidadãos

Região

Município cria Provedoria do Munícipe para apoio aos cidadãos

A Provedoria do Munícipe da Mealhada é formada por cinco cidadãos do concelho que tem como objetivo o acompanhamento de […]

A Provedoria do Munícipe da Mealhada é formada por cinco cidadãos do concelho que tem como objetivo o acompanhamento de situações excecionais, em que as respostas do Município aos cidadãos sejam insuficientes, inexistentes ou inadequadas. A aprovação desta equipa foi feita recentemente pela Câmara Municipal e a Assembleia Municipal da Mealhada.
A equipa é composta por: Maria Clara Cristina Pires, que assume a função de provedora principal, e Maria Paula Rodrigues de Andrade Vicente e Júlio Manuel dos Santos Penetra, como provedores adjuntos. José Cadete Joaquim e Nicole Gaspar Alves são os provedores substitutos.
De acordo com a proposta apresentada à Assembleia Municipal, os membros da Provedoria são cidadãos sem cargos ou funções em órgãos ou serviços municipais, não têm relação com fornecedores ou prestadores de serviços ao Município e possuem reconhecida integridade moral e cívica. Além disso, todos são eleitores no Município da Mealhada.
A equipa da Provedoria goza de autonomia e independência em relação ao poder autárquico, sendo designada para mandatos de três anos, iniciando no triénio de 2025-2028. O número máximo de mandatos permitidos para a equipa é de dois.
As funções da Provedoria incluem apoiar os munícipes na defesa dos seus direitos, prestando informações, recebendo exposições relacionadas com a atuação dos órgãos e serviços municipais, mantendo diálogo contínuo com os cidadãos, emitindo pareceres e recomendações, e apresentando propostas às autoridades municipais competentes. A equipa também é responsável pela elaboração de um relatório anual de atividades, a ser apreciado pela Câmara Municipal e pela Assembleia Municipal.
O regulamento que estabelece o funcionamento da Provedoria foi aprovado no final de 2023 e publicado no Diário da República em janeiro de 2024.

Autor: Jornal da Mealhada

Find A Doctor

Give us a call or fill in the form below and we will contact you. We endeavor to answer all inquiries within 24 hours on business days.