Terça-Feira, 20 de Dezembro de 2016

Município de Penacova fomenta boas práticas ambientais

Município de Penacova fomenta boas práticas ambientais

Região

Município de Penacova fomenta boas práticas ambientais

Os jovens participantes puderam participar em tarefas como a pesagem e separação dos resíduos de embalagens e também de desperdícios […]

Os jovens participantes puderam participar em tarefas como a pesagem e separação dos resíduos de embalagens e também de desperdícios alimentares, algumas das ações de sensibilização que o Município de Penacova, em colaboração com a Escola Básica de Penacova (EB1), desenvolveu a propósito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que decorreu até ao dia 27 de novembro.

Como explica João Azadinho, vice-presidente do Município de Penacova, “para além da vertente pedagógica, esta iniciativa pretendeu também integrar uma componente científica, ligando-se às atividades curriculares da EB1 de Penacova. Uma das ações, por exemplo, levou os alunos a identificar as quantidades de embalagens descartadas na Escola, acrescentando-lhes saber e ao mesmo tempo, passar uma mensagem de consciencialização ambiental de grande importância”. Este objetivo fomentou a participação ativa dos alunos, levando-os a fazer a quantificação, pesagem e separação das embalagens, uma atividade inovadora com bastante significado pedagógico.

A iniciativa abrangeu também temas como a compostagem, tendo para tal sido realizada uma conversão dos resíduos biodegradáveis (cascas de fruta e vegetais; folhas; papel de cozinha) em fertilizante natural (composto) através da instalação de um compostor na Escola EB1 Penacova. Para assinalar o momento, foi plantada uma árvore ao lado do compostor, fomentando assim, a ligação dos alunos à natureza. Durante o dia foram elaboradas outras experiências pedagógicas, como a decomposição de cascas de maçã e papel húmido na terra, com o objetivo de se assistir, ao longo do tempo à reciclagem natural da matéria biodegradável. Em consequência, os alunos irão, ao longo do tempo, aperceber-se que o plástico não é decomposto pela terra, permanecendo muito tempo sem sofrer qualquer alteração visível.

Humberto Oliveira, presidente do Município, mostra-se bastante satisfeito com a resposta dada em Penacova no empenho e contributo para a ligação do ensino à formação ambiental, promovendo as boas práticas nas Escolas, através da separação dos resíduos e prevenção de desperdícios alimentares. De tal forma que estas atividades e outras similares irão decorrer em todo o concelho penacovense em 2017 e 2018.

Autor: Jornal da Mealhada

Find A Doctor

Give us a call or fill in the form below and we will contact you. We endeavor to answer all inquiries within 24 hours on business days.