Mural da Biodiversidade inaugurado no Parque da Cidade da Mealhada
O Dia Nacional da Conservação da Natureza foi assinalado na Mealhada com a apresentação do Mural da Biodiversidade, na passada segunda-feira
O Dia Nacional da Conservação da Natureza foi assinalado na Mealhada com a apresentação do Mural da Biodiversidade, na passada segunda-feira, dia 28 de julho, uma obra do artista Ricardo Henriques, situada numa das paredes do edifício do Centro de Interpretação Ambiental (CIA), no Parque da Cidade.
A iniciativa teve como objetivo destacar a importância da biodiversidade e sensibilizar para a sua preservação, através de uma abordagem artística e educativa. O mural, para além de valorizar esteticamente o espaço, pretende ser também um recurso pedagógico, funcionando como incentivo à realização de aulas ao ar livre e atividades de educação ambiental.
A cerimónia contou com a presença do artista Ricardo Henriques, acompanhado por crianças de instituições do concelho, utentes da APPACDM do Centro de Santo Amaro de Casal Comba e representantes da Universidade Sénior Cades.
Os jovens da Brigada AltAmbiente, envolvidos num projeto local de voluntariado jovem, também participaram na pintura do mural e de outra intervenção artística no antigo forno comunitário do Parque da Cidade. Estes jovens colaboraram ainda na construção e manutenção de caixas abrigo para aves cavernícolas.
Elementos do executivo municipal e técnicos de diferentes serviços da autarquia marcaram presença na comemoração, reforçando o compromisso do Município com as questões ambientais e a conservação da natureza. A data, instituída em 1998, homenageia a Liga para a Proteção da Natureza e pretende promover a reflexão sobre a importância da preservação do património natural e da biodiversidade.
Autor: Jornal da Mealhada
