Obrigado Sr.(a) Auxiliar de Ação Educativa
Obrigado a todos os Auxiliares de Ação Educativa, pela sua entrega aos bebés, às crianças, aos jovens e aos adultos. […]
Obrigado a todos os Auxiliares de Ação Educativa, pela sua entrega aos bebés, às crianças, aos jovens e aos adultos. Obrigado a todos os Auxiliares de Ação Educativa pela sua profissão de desgaste sem reconhecimento legal. Obrigado a todos os Auxiliares de Ação Educativa, que foram e são marcos importantes nas vidas de alguns alunos e de alguns Pais.
Somos mais importantes do que nos querem fazer pensar. Somos mais necessários do que nos querem fazer sentir.
Lembro-me dos alunos que levei a casa por ter falhado o transporte escolar. Lembro-me da Auxiliar de Ação Educativa, que secou as lágrimas da Sara, quando esta estranhou a escola nova. Lembro-me das Auxiliares de Ação Educativa, que todos os dias pegam ao colo os filhos que não são seus e lhes dão amor como se fossem.
Lembro-me de um Auxiliar de Ação Educativa, que pagou várias vezes do seu bolso o lanche de um aluno porque este era carenciado.
Lembro-me de passar na rua e ouvir alguém chamar: Senhor Mota, senhora Maria, senhora anónima. Às vezes já não nos lembramos deles, mas eles, eles lembram-se de nós.
Às vezes as coisas correm menos bem entre nós e eles, ou entre eles e nós, mas depois custa vê-los partir, pois mal ou bem, tentámos que eles gostassem da escola, que gostassem de nós e que levassem algo de positivo da nossa relação.
Ser-se Auxiliar de Ação Educativa, é ser-se pai, mãe, professor, amigo, inimigo, colega, concidadão, mas tudo ao mesmo tempo.
As mãos que pegam a vassoura, pegam também as crianças.
Por manterem a minha escola unida, por desempenharem as suas tarefas de forma exemplar e por conseguirem um ambiente quase familiar nas nossas relações, quero desta forma, homenagear todos os meus colegas Auxiliares de Ação Educativa em geral, mas particularmente os da minha escola. Escola nº 2 de Mealhada. É um privilégio e uma honra poder trabalhar com estas pessoas. Pessoas que pelas suas diferenças, enriquecem ainda mais esta escola.
Para todos vocês, Muito obrigado.
O Auxiliar de Ação Educativa
JOSÉ MOTA
Autor: Jornal da Mealhada
