Segunda-feira, 25 de Fevereiro de 2013

Oficina de Iniciação ao Bonsai decorreu no Bussaco

Oficina de Iniciação ao Bonsai decorreu no Bussaco

Região

Oficina de Iniciação ao Bonsai decorreu no Bussaco

(COM GALERIA DE FOTOGRAFIAS) A Mata Nacional do Bussaco recebeu no passado sábado, dia 23 de fevereiro, uma oficina de […]

(COM GALERIA DE FOTOGRAFIAS)

A Mata Nacional do Bussaco recebeu no passado sábado, dia 23 de fevereiro, uma oficina de Iniciação ao Bonsai, no qual participaram seis pessoas. Para além da vertente teórica, a iniciativa incluiu ainda uma visita ao interior do Palace Hotel do Bussaco.

O workshop iniciou-se com uma visita à Mata Nacional do Bussaco, onde se procedeu ao enquadramento da Mata (génese histórica, enquadramento territorial e unidades de paisagem, principais espécies, etc.). O encontro começou junto à Loja Produtos da Mata, seguindo para o miradouro das Portas de Coimbra, local onde se procedeu, sob supervisão de um técnico da Fundação Mata do Bussaco, à recolha das plântulas que serviram de base à formação do pré-bonsai. Foram recolhidas plântulas de Carvalho, Aderno, Medronheiro, Folhado e Cedro-do-Bussaco.

Finda a visita à Mata e a recolha das plântulas, foi efetuada outra orientada ao interior do Palace Hotel do Bussaco, onde em ligação com a arte oriental do Bonsai, os participantes puderam observar a sala evocativa dos antigos territórios asiáticos portugueses com o mobiliário macaense e goense.

Entretanto, deu-se início à vertente teórica do workshop, onde foram abordados os seguintes conteúdos: Introdução Histórica do Bonsai, Estilos de Bonsai, Como funciona o Bonsai, Espécies mais usadas, Formação de pré-bonsai, Tipo de substrato, Tipos de podas, Transplante do Bonsai, Cuidados com o Bonsai e dicas para comprar um Bonsai.

A tarde foi inteiramente dedicada à parte prática. Os participantes procederam assim à transformação de uma plântula recolhida na mata num pré-bonsai, o primeiro estado de transformação numa verdadeira escultura viva. A formação esteve a cargo de Mafalda Simões, que foi incansável na prestação de informações e no auxílio aos participantes. No final, todos se mostraram satisfeitos, com vontade de continuar a frequentar outros módulos mais avançados, lê-se num comunicado enviado pela Fundação Mata do Bussaco.

Autor: Jornal da Mealhada

Find A Doctor

Give us a call or fill in the form below and we will contact you. We endeavor to answer all inquiries within 24 hours on business days.