Orçamento Municipal para 2017 acima dos 20 milhões

Categorias: Região

Autor: Jornal da Mealhada

Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

O primeiro rascunho, sujeito ainda a alterações, do Orçamento da Câmara Municipal da Mealhada para 2017, foi apresentado na última reunião do executivo camarário, a 05 de dezembro. O total do orçamento previsto situa-se nos cerca de 20 milhões e setecentos mil euros. Este documento está ainda numa fase de análise prematura, pois dia 15 será apresentado aos restantes partidos políticos, ao abrigo do estatuto da oposição. Na reunião de executivo do dia 19 será analisado e votado na Assembleia Municipal dia 29 de dezembro.

A regeneração urbana do centro da Mealhada (com a reabilitação da antiga destilaria do IVV, restauro da rua da estação, prolongamento da Rua Manuel Louzada e a criação de um parque de estacionamento), a construção da nova ETAR, as obras no Mercado Municipal da Pampilhosa (junto com a requalificação da baixa da vila e o terminar das obras no Cineteatro), o arranjo de jardins de infância e escola secundária, bem como a requalificação do Convento de Santa Cruz e das Capelas da Via Sacra no Buçaco, são as principais obras e verbas deste orçamento.

O futuro edifício municipal está ainda identificado como sendo uma prioridade, no entanto a candidatura está ainda em fase de aprovação. Esta obra, que ascenderá a 4.300.00 euros (mais IVA), a ser aprovada, terá uma comparticipação de 85%.

Da despesa prevista para 2017, cerca de 300 mil euros são para apoio às associações e instituições sem fins lucrativos. Entre os edifícios municipais, tais como o edifício dos Paços do Município, a Loja 4 Maravilhas, o Posto de Informação Turística e o Espaço Inovação têm, para já (ainda não contando com a aprovação da candidatura para o novo edifício municipal) uma previsão de cerca de 125 mil euros.

A requalificação do Convento de Santa Cruz no Bussaco e das Capelas dos Passos e da Via Sacra (ou das Capelas Ermidas) prevê um investimento de cerca de um milhão de euros. Foi no final do mês de novembro que a Câmara aprovou o lançamento de um concurso relativo a esta empreitada.

A construção do novo Mercado da Pampilhosa, também com curso para a construção aberto, tem um orçamento de cerca de 760 mil euros. Ao passo que a construção de um novo Mercado Municipal na Mealhada prevê um investimento de cerca de 70 mil euros. Como apoio ao fomento desportivo do Centro Recreativo da Antes está ainda pensado um gasto de cerca de 180 mil euros.

Na rubrica das requalificações urbanas vemos destinados 30 mil euros para a Mealhada, 400 mil euros para a Rua da Estação na Pampilhosa, 5 mil euros para a criação de um parque de estacionamento no Luso, 64 mil euros para a requalificação urbana na Pampilhosa, 50 mil euros para o prolongamento da Rua da Portaria na Antes e cerca de 180 mil euros para a reabilitação da antiga destilaria do IVV.

Na categoria da Educação e Desporto está previsto um investimento de 30 mil euros divididos entre a EB 2,3 da Mealhada e da Pampilhosa; a requalificação dos Jardins de Infância de Casal Comba (161 mil euros), Carqueijo (142 mil euros) e Canedo (192 mil euros) e as obras já previstas para a Escola Secundária da Mealhada (532 mil euros).

O pavilhão polidesportivo da Pampilhosa sofrerá beneficiações no valor de 103 mil euros, a Piscina Municipal da Mealhada remodelações de cerca de 32 mil euros, o Campo de Futebol Municipal da Mealhada de cerca de 70 mil euros, o Campo de Futebol Municipal de Luso de cerca de 430 mil euros e o melhoramento do Parque Radical de 50 mil euros.

A organização do FESTAME 2017 tem prevista uma rubrica de 170 mil euros. A recuperação do Cineteatro da Pampilhosa, que implica um apoio ao Grémio de Instrução e Recreio, tem orçamentado cerca de 230 mil euros.

O segundo maior investimento no orçamento para 2017 é na construção da nova ETAR para a Mealhada, que se traduz em cerca de 2 milhões e 38 mil euros. A ligação dos sistemas em alta e baixa prevê também um custo de 1 milhão e 215 mil euros. O fecho de redes de água terá um custo de cerca de 760 mil euros.

O restauro dos moinhos de água de Santa Cristina (40 mil euros), a requalificação do palco das Covas da Baganha (50 mil euros), a requalificação da Escadaria do Cinema no Luso (50 mil euros) e o investimento na Fonte de S. João no Luso (18 mil euros) são outras das obras previstas.

Find A Doctor

Give us a call or fill in the form below and we will contact you. We endeavor to answer all inquiries within 24 hours on business days.