Os valores da solidariedade são extraordinários
No dia 05 de outubro a Comissão do Pavilhão de Várzeas realizou um evento gastronómico a fim de angariar fundos para finalizar o piso do pavilhão
No dia 05 de outubro a Comissão do Pavilhão de Várzeas resolveu fazer um evento gastronómico a fim de angariar fundos para finalizar o piso do pavilhão. Em boa hora o fizeram, tiveram uma boa recepção não só das pessoas da freguesia como das outras terras limítrofes. Cerca de 250 pessoas degustaram e confraternizaram até ao fim do dia, num entusiasmo extraordinário de solidariedade social.
Esta infraestrutura foi inaugurada no dia 1 de agosto de 1989, mas no ano de 1985 os senhores Manuel Coelho e o senhor Zé Barbeiro (já falecido), começaram a abrir os alicerces numa terra de cultivo junto ao rio, o que motivou e entusiasmou outros varzeenses. A obra é um grande orgulho da freguesia lusense é de facto um grande orgulho desta comunidade. No auge dos seus 81 anos, Salvador Pedro, participou no evento, notava-se no seu semblante a alegria contagiante de toda aquela festa ter corrido bem, tal como já era esperado.
Por causa dos seus encantos esta aldeia já concorreu às 7 maravilhas da natureza.
Já colaboro há muitos anos com o Jornal da Mealhada, onde trabalhei com diretores de referência, como padre Abílio, o sr. Canilho. Já passei por tantos outros como o Jornal da Bairrada, o Bairradina e Defeza da Beira Mortágua, e nunca tinha visto uma festa de solidariedade como esta. É muito agradável ver a motivação de toda a gente a colaborar, especialmente de todos os varzeenses.
A Comissão agradece ao chefe de cozinha Ruas, ao restaurante os Lourenços pelas sopas, à pastelaria Flor de Luso, à Tipografia de Anadia, ao padeiro de Vila Nova que forneceu o pão gratuitamente para o repasto.
Esteve ainda presente António Jorge Franco, presidente da Câmara Municipal da Mealhada, que agradeceu o convite e destacou o “orgulho enorme” nestes munícipes, o que o motiva mais para continuar a trabalhar para dar mais condições de vida a esta gente. A Comissão agradeceu de igual forma a presença de António Franco.
Pois é meus amigos em tempos de pandemias, guerras efetivas e de carácter, ainda há gente que faz da solidariedade e da comunhão valores que devem ser exemplo para outras comunidades.
Santos Luís
Autor: Santos Luís
