Palestra do âmbito do ColorADD assinala O Dia Municipal para a Igualdade na Mealhada
A iniciativa vai decorrer às 10 horas, na Escola Profissional Vasconcellos Lebre.
O Dia Municipal para a Igualdade assinala-se, na Mealhada, no dia 24 de outubro, com a palestra “O Alfabeto das Cores, do Código à Prática”, no âmbito do ColorADD. A iniciativa vai decorrer às 10 horas, na Escola Profissional Vasconcellos Lebre. A atividade é organizada pelo Município da Mealhada.
O comunicado da Autarquia da Mealhada afirma que a palestra “visa sensibilizar futuros profissionais da comunicação e multimédia para o código ColorADD, direcionado a pessoas com daltonismo.” A mesma informação expõe que “tem como destinatários os cerca de 75 estudantes dos cursos de Design de Interiores e Exteriores, Multimédia, Desenho Digital e Fotografia daquela escola. O objetivo é dar a conhecer aos estudantes o ColorADD, de forma a que o mesmo esteja presente nas estratégias de comunicação visual. O ColorADD é uma linguagem única, universal, inclusiva e não discriminatória que permite ao daltónico identificar as cores através de um código específico.”
“Além da apresentação do código, a palestra começa com o testemunho de daltonismo do presidente da Câmara da Mealhada, António Jorge Franco, e prossegue com o desafio de codificação do Mural da Igualdade, realizado no Parque da Cidade da Mealhada, pelos alunos da EPVL, no ano letivo 2023/2024”, informa a mesma fonte.
Segundo as declarações do Município da Mealhada, o mesmo “adotou o código ColorADD em diversos serviços, nomeadamente na Biblioteca Municipal da Mealhada, que, em 2024, foi a primeira biblioteca do país a receber o selo ColorADD – Promoção de Acessibilidade para Daltónicos. Em cada topo de estante estão identificadas, através de cores, as diversas secções da biblioteca, que servem de guia a daltónicos.”
Em relação à programação da atividade, presente no comunicado, “o Dia Municipal da Igualdade inclui ainda o lançamento das atividades no âmbito do Plano Municipal para a Igualdade e a Não discriminação de Mealhada, delineadas pela Equipa para a Igualdade na Vida Local da Mealhada, constituída em 2024.”
Autor: Jornal da Mealhada
