Sexta-feira, 10 de Fevereiro de 2012

Pampilhosa ganhou 4.º lugar nacional do Quartel Eletrão

Pampilhosa ganhou 4.º lugar nacional do Quartel Eletrão

Região

Pampilhosa ganhou 4.º lugar nacional do Quartel Eletrão

Em média, cada pampilhosense contribuiu com 7 kg de resíduos Sob a égide da amb3E, no dia 24 de janeiro […]

Em média, cada pampilhosense contribuiu com 7 kg de resíduos

Sob a égide da amb3E, no dia 24 de janeiro realizou-se no Centro de Congressos dos Estoril a entrega de Prémios às Associações Humanitárias de Bombeiros que participaram na grande Campanha de Recolha de Resíduos Eléctricos, Electrónicos e Resíduos de Pilhas e Acumuladores que, em condições até aqui normais iriam parar em qualquer lixeira e sem qualquer tipo de aproveitamento e possibilidades de reciclagem. Os Bombeiros Voluntários da Pampilhosa foram os quartos melhores em termos nacionais – ao recolher 52 toneladas de resíduos – e os melhores do distrito de Aveiro. A façanha valeu-lhes um prémio de 4100 euros, 1500 dos quais em combustível.

xa0

No âmbito do 1º Programa Quartel Electrão a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Pampilhosa desde logo se empenhou a recolha de todos os monos que conseguiu canalizar para a sede da Associação, tendo estado empenhados no processo algumas dezenas de bombeiros que contaram com a meritória contribuição da população, recolhendo, até ao dia 30 de dezembro findo, términos da grande operação nacional, cerca de 52 toneladas de resíduos.

Na Campanha Quartel Electrão colaboraram mais de uma centena da Corporações de Bombeiros, do norte a sul do País, recolhendo mais de mil toneladas de equipamentos em fim de vida e sem utilidade aparente e para os fins que foram fabricados. A organização, com apoio estatal, da Liga dos Bombeiros Portugueses e de outras reconhecidas entidades públicas e privadas, resolveu agraciar, de entre as, mais de uma centena de Corporações, as 12 que obtiveram os melhores resultados nas suas recolhas, quase todas elas feitas junto dos domicílios dos residentes de cada uma das suas freguesias e raios de acção mais próximos.

A 1ª Classificada foi a Corporação dos Bombeiros de Mangualde, com a recolha de mais de cem toneladas de equipamentos em fim de vida, sendo recompensados com prémios, salientando-se a oferta de uma nova ambulância de transporte de doentes. A 2ª corporação classificada foi a dos Bombeiros de Minde, ganhando uma lavandaria industrial. A 3ª classificada foi a Associação Humanitária dos Bombeiros de Santarém e o 4º Lugar (1º do Distrito de Aveiro) foi atribuído aos Bombeiros da Pampilhosa, tendo recebido um troféu alusivo ao acontecimento, e 4.100,00 euros, dos quais 1.500 euros combustível (premio GALP).

Em média cada habitante da freguesia da Pampilhosa colaborou com cerca de 7 kg de resíduos, circunstância que teve peso na atribuição do prémio de 2.600,00 euros.

“Não quer a administração da Associação dos B. V. da Pampilhosa deixar de agradecer a toda a população que colaborou nesta campanha, com um louvor muito especial para o Digníssimo Comando e todo os elementos do Corpo Activo que nela se empenharam viva e eficazmente até ao último dia. A todos obrigado”, referiu a direção em comunicado enviado ao Jornal da Mealhada.

“Foi uma acção que, para além dos proveitos conseguidos, ajudou a combater a poluição ambiental, a proporcionar uma natureza mais sã, aliado ao facto de que, o aproveitamento dos velhos utensílios ajuda a criar novos equipamentos, ajuda a economia nacional, fomenta o sector industrial e poderá vir a criar, ou a manter, postos de trabalho. Neste contexto, e considerando o êxito, que ultrapassou as expectativas, que por todos foi reconhecido desde os dirigentes da amb3E, Liga dos Bombeiros Portugueses, Secretário de Estado da Administração Interna, e muitos outros dirigentes presentes, foi afirmado pela organização do evento que outras campanhas se seguirão e, mais uma vez, todos contamos incondicionalmente com as populações e com os Bombeiros, sem os quais estas e outras acções nunca seriam possíveis, sendo que os proveitos conseguidos irão de alguma forma, directa ou indirectamente, beneficiar todos os intervenientes. Desta vez todos podemos afirmar que a Missão foi Cumprida!”, acrescentou a direção dos Bombeiros da Pampilhosa.

Autor: Jornal da Mealhada

Find A Doctor

Give us a call or fill in the form below and we will contact you. We endeavor to answer all inquiries within 24 hours on business days.