Quinta-feira, 14 de Junho de 2012

«Pirilampos e Outros Insectos», no Bussaco, a 16 e 22 de junho

«Pirilampos e Outros Insectos», no Bussaco, a 16 e 22 de junho

Região

«Pirilampos e Outros Insectos», no Bussaco, a 16 e 22 de junho

A Fundação Mata do Buçaco promove nos próximos dias 16 e 22 de junho – sábado e sexta-feira, respetivamente – […]

A Fundação Mata do Buçaco promove nos próximos dias 16 e 22 de junho – sábado e sexta-feira, respetivamente – duas iniciativas relacionadas com a observação de «Pirilampos e Outros Insectos», atividades inseridas no programa «Buçaco ao Luar». No dia 16 realizar-se-á um Curso de Entomologia, coordenado pela Doutora Milene Matos, do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, e que terá como formador o Dr. José Manuel Grosso-Silva, do CIBIO, da Universidade do Porto. No dia 22 de junho, realizar-se-á um workshop, intitulado “Magia com os Pirilampos”.

Curso de Entomologia a 16 de junho
xa0

Ao cair da noite, aventure-se pelos trilhos da Mata Nacional do Buçaco e prepare-se para descobrir a diversidade de insetos que habitam o espaço, e conhecer o importante papel que desempenham na natureza. O Curso de Entomologia Pirilampos e outros insetos acontece dia 16 de junho, integrado no Programa Buçaco ao Luar. Venha disfrutar da Mata Nacional do Buçaco, enquanto verdadeiro laboratório vivo! As inscrições são limitadas.

O património natural do Buçaco tem uma importância inegável para a biodiversidade da região Centro. No entanto, há muitos pequenos animais cuja importância passa despercebida. Por isso, a Fundação Mata do Buçaco e o Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro organizam um curso de iniciação à identificação de insetos, que inclui a observação dos fantásticos e efémeros pirilampos.

O curso vai estar a cargo do Dr. José Manuel Grosso-Silva, do CIBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, Universidade do Porto e será coordenado pela Doutora Milene Matos, do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro. Tem a duração total de oito horas, repartidas da seguinte forma: das 15h30 às 19h30 observação de insetos diurnos, das 19h30 às 20h30 jantar a cargo dos participantes e das 20h30 à 00h30 os participantes partem à descoberta dos insetos noturnos da Mata Nacional do Buçaco.

A entomofauna da Mata Nacional do Buçaco será explorada com recurso a várias técnicas, entre as quais: rede de bater, tabuleiro de bater, levantamento de pedras, busca em cascas das árvores, etc., e em ambiente diurno e noturno! Nessa noite, as “estrelas” serão certamente os pirilampos. As identificações serão baseadas em guias de campo e contarão com a vasta experiência do formador.

Os insetos são o grupo mais diverso em Portugal continental (mais de 11.000 espécies) e possuem um papel ecológico ímpar. Este curso dará a conhecer as espécies mais comuns na área e permitirá uma introdução às características dos principais grupos presentes, incluindo os serviços ecológicos que estes desempenham.

Curso realizado em parceria com o Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro. O custo de participação é de 20 euros por participante e as inscrições estão limitadas a um máximo de 25 e um mínimo de 12. Devem ser efetuadas através do 231 937 000 ou do email atividades@fmb.pt .

A inscrição no curso não inclui o valor de entrada na Mata.

Workshop para observar a Magia dos Pirilampos, a 22 de junho

xa0

São inúmeras as luzinhas de pirilampos que, sob a luz do luar, pautam os caminhos da Mata Nacional do Buçaco. Um cenário único e imperdível, proporcionado no próximo workshop Magia dos Pirilampos, a realizar dia 22 de junho.

No seu misticismo, a Mata Nacional do Buçaco protege muitos tesouros. Uma das maravilhas naturais que se pode testemunhar tem uma duração muito efémera: os pirilampos! Em plena primavera, a Fundação Mata do Buçaco propõe um passeio noturno para observação do espetáculo natural proporcionado pelos pirilampos.

O workshop Magia dos Pirilampos acontece dia 22 de junho, integrado no Programa Buçaco ao Luar. Venha disfrutar da Mata Nacional do Buçaco, enquanto verdadeiro laboratório vivo! As inscrições são limitadas.

A atividade vai ser coordenada por Milene Matos, do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro. O custo de participação é de 5 euros por participante e as inscrições estão limitadas a um máximo de 25 e um mínimo de 8. Devem ser efetuadas até dia 20 de junho através do 231 937 000 ou do email atividades@fmb.pt. A inscrição no curso não inclui o valor de entrada na Mata.

JM/FMB

Autor: Jornal da Mealhada

Find A Doctor

Give us a call or fill in the form below and we will contact you. We endeavor to answer all inquiries within 24 hours on business days.