Pôr a pata na poça em exposição no Cineteatro Messias
Está patente na sala de exposições do Cineteatro Municipal Messias, até 18 de março, a mostra Pôr a pata na […]
Está patente na sala de exposições do Cineteatro Municipal Messias, até 18 de março, a mostra Pôr a pata na poça, realizada pela técnica superior de Ecoturismo Elisabete Mesquita e pelos alunos do 8.ºA da Escola Secundária da Mealhada. A exposição retrata o impacto dos fatores climáticos na vida do charco natural do Parque da Cidade e a importância da biodiversidade neste contexto. Uma mostra realizada no âmbito do projeto Inquire, que este ano se dedica à temática da Biodiversidade e Alterações Climáticas. A entrada é livre.
Qual é o impacto da temperatura, do vento e da pluviosidade na vida do charco natural do Parque da Cidade da Mealhada? E qual a importância da biodiversidade neste contexto? Foram estas as duas perguntas que serviram de ponto de partida para o projeto Pôr a pata da poça, desenvolvido durante as aulas de Ciências Naturais, contando com a colaboração da docente desta disciplina, a professora Laura Santos. Um estudo que culminou numa pequena mostra com o mesmo nome.
A ideia do projeto Pôr a pata na poça é que os alunos possam ser os construtores do próprio conhecimento e simultaneamente os transmissores desse conhecimento, motivando o interesse de terceiros, nomeadamente da comunidade concelhia, para a temática. Um projeto realizado no âmbito do Inquire, que procura dotar professores e educadores de ciências com competências de ensino no método IBSE (Inquiry Based Science Education), um método ativo de construção de conhecimento, que se baseia na motivação dos alunos com uma aprendizagem não académica, feita fora do contexto de sala de aula, principalmente ao ar livre, com recurso a experiências da vida do dia-a-dia.
A exposição Pôr a pata na poça pode ser vista até segunda-feira, das 14h 30m às 18h 30m e das 20h às 22 horas, na sala de exposições do Cineteatro Municipal Messias. A entrada é gratuita.
Autor: Jornal da Mealhada
