Quinta-feira, 12 de Abril de 2018

Primeira ação de reflorestação na Praia da Tocha acontece este sábado

Primeira ação de reflorestação na Praia da Tocha acontece este sábado

Região

Primeira ação de reflorestação na Praia da Tocha acontece este sábado

No próximo sábado, 14 de abril, realiza-se a primeira ação com vista à reflorestação da área ardida junto à Praia […]

No próximo sábado, 14 de abril, realiza-se a primeira ação com vista à reflorestação da área ardida junto à Praia da Tocha. Uma iniciativa de um movimento cívico, que conseguiu reunir o apoio de diversas entidades, com o objetivo de fazer renascer das cinzas a floresta que, em outubro do ano passado, foi dizimada pelos incêndios.

Praia da Tocha um novo caminho verde, é o nome do movimento cívico que surgiu espontaneamente, imediatamente após o último grande incêndio de 2017 que destruiu uma parte significativa da floresta junto à Praia da Tocha. O objectivo era simples: fazer renascer das cinzas uma importante área florestal que caracteriza a paisagem daquele território.

A ideia ganhou força, a sociedade civil respondeu em massa e, em poucas horas, o grupo criado na rede social Facebook contava com milhares de pessoas dispostas a abraçar a causa. Para pôr em marcha o projeto, os mentores deste grupo, composto por cidadãos anónimos, constituíram um grupo de trabalho e começaram, desde logo, a contactar as entidades competentes.

Este sábado, terá lugar a primeira ação de reflorestação levada a cabo por este movimento cívico e que envolve o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, a Câmara Municipal de Cantanhede, a Junta de Freguesia da Tocha, a INOVA EM, a Associação de Moradores da Praia da Tocha, a Comissão de Compartes dos Baldios da Tocha, o Lions Clube de Cantanhede e a Organização Florestal Atlantis.

De acordo com a organização, este é apenas um primeiro passo rumo à concretização do novo caminho verde para a Praia da Tocha e não podemos deixar de agradecer o apoio de todas as entidades envolvidas, que abraçaram esta causa desde a primeira hora e sem as quais não seria possível realizar esta ação.

Este sábado, vão ser plantados cerca de 1400 pinheiros mansos numa área de 6,5 hectares de terreno florestal pertencente à Junta de Freguesia da Tocha. O ponto de encontro está marcado para as 10 horas, junto ao Complexo Desportivo da Tocha, e a organização convida todos aqueles que se quiserem juntar a nós nesta ação voluntária, que é apenas a primeira de muitas, com vista à recuperação da nossa floresta.

Autor: Jornal da Mealhada

Find A Doctor

Give us a call or fill in the form below and we will contact you. We endeavor to answer all inquiries within 24 hours on business days.