Social-democratas defendem onze projectos para 2013
No âmbito da elaboração do Orçamento Municipal, a concelhia da Mealhada do PSD apresentou ao presidente de Câmara, ao abrigo […]
No âmbito da elaboração do Orçamento Municipal, a concelhia da Mealhada do PSD apresentou ao presidente de Câmara, ao abrigo do Estatuto da Oposição, um conjunto de propostas em várias áreas consideradas pelos social-democratas como prioritárias. “Porém, o orçamento para 2013 vem, grosso modo, decalcar os documentos apresentados nos anos transactos”, disse a concelhia do partido em comunicado, acrescentando que o “orçamento deveria ter tido uma visão mais criativa, e não se caracterizar sobretudo como um orçamento de fim de ciclo”.
O PSD divulgou, agora, através de comunicado e no seu blogue – em www.psd-na-mealhada.blogspot.pt – as propostas que se dividiram pelas áreas da Saúde, Agricultura, Economia, Mobilidade, Comércio, Democracia Participativa e Emprego Jovem.
Ao nível da Saúde, os social-democratas propunham a “comparticipação em 250 euros por ano, da factura de medicamentos ou dispositivos médicos prescritos por médico, para reformados com rendimento per capita inferior ou igual a 75 por cento do salário mínimo nacional”.
No que toca à Agricultura, a proposta passava por “encontrar soluções para o regadio Luso-Vacariça-Mealhada, no caso de não ser financeiramente comportável a opção da represa no Vale da Ribeira, em Luso, desenvolver esforços para adaptar este projecto construindo duas ou mais soluções similares à da Charca de Santa Cristina, envolvendo-se para tal associações e outras entidades locais”.
“Criar uma via verde para investimento industrial/empresarial externo e uma equipa especializada que proactivamente angarie empresas (investimento externo) para os parques industriais do concelho cuja taxa de ocupação não é satisfatória. Temos de nos mostrar ao mundo para captar empresas que criem postos de trabalho no Concelho”, era uma das propostas na área da Economia.
“Elaboração de estudo de viabilidade económica da criação de uma rede de transportes públicos intra e inter-freguesias, autónoma dos circuitos dos autocarros escolares”, é a principal proposta na área da mobilidade.
No domínio da Democracia Participativa, o PSD defende a afectação de “verba para implementar o Orçamento Participativo (envolvendo directamente a população na gestão da Coisa Pública)”
“O conjunto de propostas poderia contribuir substancialmente para melhorar a qualidade de vida dos munícipes, sem sobrecarregar o erário público, sendo que as receitas municipais no ano 2013 não irão regredir e actualmente o Município de Mealhada se encontra numa situação financeira favorável (em meados de Dezembro 2012, o Município tinha em depósitos bancários um valor superior a 8 milhões de euros)”, conclui o comunicado do PSD.
Autor: Jornal da Mealhada
