Torneio «Vila da Pampilhosa» levou pescadores à Nazaré
A Associação Desportiva e Cultural dos Pescadores da Pampilhosa realizou no passado dia 22 de Julho, na Nazaré, a segunda […]
A Associação Desportiva e Cultural dos Pescadores da Pampilhosa realizou no passado dia 22 de Julho, na Nazaré, a segunda prova de Pesca de Alto Mar intitulada “Torneio Vila de Pampilhosa”. Nesta edição participaram oitenta atletas, em representação de várias equipas e alguns a título individual. Juntaram-se aos pescadores em competição mais quarenta pessoas para almoçar, que se deslocaram até à Nazaré em autocarro.
A concentração dos atletas fez-se às 5h 45m da manhã, procedendo-se, de seguida, ao embarque dos atletas em dez embarcações. O início de prova foi marcado para as 7h 30m.
Depois de iniciada a prova, começava a azáfama em terra começando a preparar o espaço para receber, às 12 horas, os acompanhantes para o primeiro almoço, com a típica cabidela de leitão e o leitão assado à bairrada acompanhados com pão caseiro feito pela D.Camila Miranda, batata frita e laranja bem acompanhados com espumante da região.
Os pescadores participantes na prova chegaram cerca das 13h 30m, depois de cinco horas de prova, procedendo-se, de seguida, à medição, pública, do pescado no ancoradouro em que os acompanhantes puderam presenciar, de seguida começaram a sair do ancoradouro
O almoço foi servido no pavilhão do Clube Naval da Nazaré, seguindo-se a cerimónia da atribuição das lembranças e prémios aos que mais se destacaram, com a presença de representantes da Federação Portuguesa de Pesca Desportiva de Alto Mar, da Junta de Freguesia da Pampilhosa, do Clube Naval da Nazaré e do grande amigo desta ADCPP, o Sr. Eduardo Cunha.
A ADCPP endereçou cumprimentos a todos os participantes e congratulou os que mais se destacaram na prova, nomeadamente a equipa A do Grupo Desportivo “Os Amarelos de Setúbal”, que venceram por equipas e arrecadaram o primeiro lugar individual através do seu atleta Pedro Galiar, destaque, também, para a participação da única senhora na prova, Sandrina Leal.
Os agradecimentos da ADCPP estendem-se, também, à Junta de Freguesia da Pampilhosa, que se fez representar pelo tesoureiro Emanuel Silva, e ao Clube Naval da Nazaré, nas pessoas do seu presidente, Leonel Santos, e dos seus colaboradores, Renato Pinho, Miguel Oliveira e André. Para finalizar, agradecimentos ainda, para todas as entidades, empresas e pessoas que contribuíram para a realização deste torneio.
Nota de agradecimento, também, para os atletas do Clube Naval de Matosinhos, que, gentilmente, ofereceram o peixe por eles pescado para uma instituição da freguesia da Pampilhosa. A ADCPP entendeu ofertar o peixe ao Centro de Assistência Paroquial da Pampilhosa.
JM/ADCPP
Autor: Jornal da Mealhada
