Tradição e fé marcam celebrações dos 100 anos da imagem de Santa Ana na Mealhada
A tradicional Festa de Santa Ana decorreu no passado fim de semana, de 25 a 27 de julho, no recinto envolvente à capela da Póvoa da Mealhada
A tradicional Festa de Santa Ana decorreu no passado fim de semana, de 25 a 27 de julho, no recinto envolvente à capela da Póvoa da Mealhada, celebrando os 100 anos da imagem da padroeira. Organizada pelo Grupo Desportivo da Mealhada (GDM), em parceria com a Santa Casa da Misericórdia da Mealhada (SCMM), a festa combinou celebrações religiosas e convívio popular.
O ponto alto foi vivido no domingo, dia 27, com uma missa campal que reuniu vários fiéis no adro da capela. Na homilia, o padre Rodolfo Leite deixou uma mensagem profunda e comovente sobre o papel dos avós e o verdadeiro poder do amor. “Algumas pessoas pensam que conseguem tudo e vivem na ditadura do convencimento, que é precisamente o contrário de convicções”, afirmou. E reforçou: “O único poder que temos é o de amar. Santa Ana ensinou Maria a amar. É isso que os avós ensinam: a amar.” Concluiu sublinhando que “Santa Ana ajuda a perceber que posso tudo na minha vida, desde que Deus e o amor atuem em mim.”
Seguiu-se a tradicional Procissão de Santa Ana, que percorreu as ruas da Mealhada.
As noites de sexta-feira e sábado também foram marcadas por grande participação popular, com animação, música e ambiente de convívio junto à capela.
Florentino Vieira, presidente do GDM, destacou o balanço positivo da iniciativa: “Decidimos dinamizar esta festa em parceria com a Santa Casa da Misericórdia da Mealhada para estarmos mais perto da população. É esta a política de proximidade que o GDM pretende: estar próximo da comunidade.” O clube realizou também um peditório por algumas zonas da freguesia, ao qual a população respondeu com grande solidariedade.
Também João Peres, provedor da SCMM, agradeceu publicamente a todas as entidades e pessoas envolvidas na realização da festa, entre elas os Bombeiros Voluntários da Mealhada, Irmandades, Unidade Pastoral da Mealhada, colaboradores e voluntários da SCMM e do GDM. “Esta festa foi possível graças ao sentido de missão, de serviço e de entrega de todos os envolvidos, valores centrais da ação da Santa Casa da Misericórdia da Mealhada”, frisou.
Autor: Jornal da Mealhada
