Três escolas, um palco: Finalíssima das Escolíadas chega a Coimbra
No próximo dia 6 de junho, às 21h30, o Convento de São Francisco, em Coimbra, será palco, pela primeira vez, da Finalíssima das Escolíadas.
No próximo dia 6 de junho, às 21h30, o Convento de São Francisco, em Coimbra, será palco, pela primeira vez, da Finalíssima da 34.ª edição das Escolíadas Glicínias Plaza. Este momento marca o ponto alto de mais uma edição deste projeto, que ao longo de mais de três décadas se afirma como uma referência nacional na promoção das artes em contexto escolar.
Em competição estarão as escolas finalistas dos três polos da região Centro, apuradas após várias etapas competitivas: o Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré (Polo I – Aveiro), a Escola Secundária D. Dinis (Polo II – Coimbra) e a Escola Secundária de Carregal do Sal (Polo III – Viseu). Após meses de dedicação, criatividade e trabalho em equipa, uma destas escolas será consagrada vencedora da edição de 2025.
As Escolíadas reúnem alunos, professores e comunidades escolares numa apresentação multidisciplinar que cruza diversas áreas artísticas, como teatro, música, dança, artes visuais e claques. Ao longo dos últimos meses, centenas de estudantes envolveram-se na criação e execução destes projetos coletivos, evidenciando o talento e a energia das escolas da região Centro.
Com mais de 30 anos de história, as Escolíadas Glicínias Plaza são um projeto de referência no ensino não formal, promovendo a participação dos jovens em experiências artísticas e culturais que contribuem para o desenvolvimento de competências essenciais como criatividade, comunicação e trabalho em equipa.
A Finalíssima contará ainda com a presença das entidades parceiras que tornam possível este projeto, incluindo o Glicínias Plaza, os Municípios de Coimbra, Ílhavo, Mealhada, Figueira da Foz e Cantanhede, a Gira Sol, a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).
Autor: Jornal da Mealhada
