Quarta-feira, 02 de Outubro de 2019

Universidade Sénior arranca novo ano letivo com quase uma centena de alunos

Universidade Sénior arranca novo ano letivo com quase uma centena de alunos

Região

Universidade Sénior arranca novo ano letivo com quase uma centena de alunos

As aulas na Universidade Sénior da Associação CADES – Cooperação Artística, Desportiva, Educativa e Social -, arrancam no próximo dia […]

As aulas na Universidade Sénior da Associação CADES – Cooperação Artística, Desportiva, Educativa e Social -, arrancam no próximo dia 7 de outubro para dar início ao ano letivo 2019/2020.

No ano passado a instituição, que tem sedes na Mealhada, Luso e Pampilhosa, registou perto de 112 alunos inscritos, e já têm 92 inscrições das matrículas que decorreram entre 23 e 26 de setembro.

As coordenadoras do projeto, Patrícia Figueiredo, Catarina Santos e Patrícia Santos, explicam que o objetivo da Universidade Sénior é a “promoção do convívio e da aprendizagem” e que é importante conseguirem que os séniores estejam “ativos, com gosto”.

Para o ano de 2019/2020 contam com as disciplinas de hidroginástica (em vários horários), ginástica, pilates, yoga, interpretação e educação ambiental, inglês, vitalmente (estimulação cognitiva), entre muitas outras, a completar um rol de 18 matérias.

Sobre o que se preparou para o ano que se segue, as coordenadoras afirmam que estão sempre a auscultar “o feedback dos nossos alunos”, e que até há uma comissão de alunos formada na Universidade. Segundo afirmam, os participantes acabam por fazer amizades e a Universidade é um “bom ponto de partida” para se estabelecerem “boas e novas amizades”.

Para o dia 4, sexta-feira, conta-se com a cerimónia de abertura, intitulada “Envelhe(S)er com Saber”, no Casino Luso às 15h, atividade que se trata de uma tertúlia com 3 convidados, em que também é pedido aos participantes na Universidade Sénior para se juntarem.

As coordenadoras destacam a importância dos parceiros neste projeto, como as Juntas de Freguesia do Luso e da Pampilhosa, a União de Freguesias de Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes, que permitiram arranjar instalações para a instituição.

Para além disso, reafirmam a importância da Câmara Municipal da Mealhada para a continuação do projeto, situação que não foi referenciada no artigo original.

As coordenadoras apontam que um dos principais desafios é “desmistificar a ideia que a Universidade Sénior é só para as pessoas que já tenham formação superior” apelam para as pessoas se juntarem conscientes de que é importante “chegar a cada vez mais pessoas”.

Os interessados em juntarem-se à Universidade Sénior podem ainda inscrever-se durante o ano, e podem contactar Universidade Sénior CADES através do número 963 872 417 ou geral@solidariedadecades.com.

Mealhada

Autor: Jornal da Mealhada

Find A Doctor

Give us a call or fill in the form below and we will contact you. We endeavor to answer all inquiries within 24 hours on business days.