Varela Pécurto doou de 800 imagens do concelho ao Municipio da Mealhada
Informação atualizada ás 16h de 19.03.2012 Em Março de 2011, o fotógrafo Varela Pécurto ofereceu uma coleção com cerca de […]
Informação atualizada ás 16h de 19.03.2012
Em Março de 2011, o fotógrafo Varela Pécurto ofereceu uma coleção com cerca de 750 slides e algumas fotografias alusivas ao concelho da Mealhada à Câmara local. No sábado, 17 de março de 2012, assinou o protocolo de doação, no cineteatro Messias e, em simultâneo, inaugurou uma exposição com trinta e nove fotografias artísticas e documentais, que ali podem ser vistas até 17 de abril. Quanto às fotografias doadas, essas vão ficar no Arquivo Municipal à disposição de todos, desta gerações e das gerações vindouras.
O cineteatro Messias, na Mealhada, foi palco, no passado sábado, dia 17 de março, da sessão de abertura da exposição fotográfica de Varela Pécurto. Um ano após o fotógrafo ter oferecido à Câmara Municipal da Mealhada a sua colecção composta por cerca de 800 imagens referentes ao concelho, foi recebido pelo Presidente da autarquia, Carlos Cabral, para proceder à assinatura do protocolo de doação. Alguns trabalhos com a assinatura do autor vão estar patentes naquele espaço de cultura até ao próximo dia 17 de Abril.
A abrir a sessão, o Presidente da Câmara dirigiu-se a Varela Pécurto mostrando um profundo agradecimento pela sua gentileza de restituir [à Mealhada] as imagens que o tempo roubou e fazer regressar à origem as paisagens do antigo município. Carlos Cabral orgulhou-se por, actualmente, poder dizer que estão no Arquivo Municipal as fotografias que registaram pessoas, momentos e paisagens do município da Mealhada e que vão perpetuar o nosso passado, mas sobretudo a pessoa que nos presenteia com o seu trabalho de muitos anos. O autarca disse acreditar que o nome Eduardo Francisco Varela Pécurto vai ficar ligado ao concelho da Mealhada e jamais será esquecido, imortalizado nas suas fotografias.
Assinado o protocolo, parte da obra de um dos fotógrafos mais emblemáticos de Coimbra e da região Centro vai ficar no município da Mealhada, no Arquivo Municipal à disposição de todos, desta gerações e das gerações vindouras, afirmou o edil. Um espólio de cerca de 750 slides e algumas fotografias que Varela Pécurto realizou no concelho, entre 1970 e 1990. Trabalhos que podem mesmo, segundo Carlos Cabral, vir a ser publicados em livro.
Eduardo Francisco Varela Pècurto, nascido em 1925, reuniu ao longo da vida várias coleções fotográficas e conquistou diversos prémios quer em Portugal, quer no estrangeiro, bem com menções honrosas pela sua técnica e pela sua arte. O autor diversifica os seus trabalhos por considerar que não há nada mais aborrecido do que um visitante entrar numa sala olhar para as fotografias e parecerem-lhe todas iguais. Por esse mesmo motivo, as fotografias que estão expostas no cineteatro que, de acordo com o fotógrafo, têm duas categorias uma que engloba no título de artísticas [que têm circulado por todo o mundo] e outras são puramente documentais encontram-se misturadas para aligeirar o seu aspecto no sentido de não cansarem o observador. Umas feitas em tempos especiais, outras cheio de paciência, como a das gaivotas que nunca mais poisavam onde eu queria, contou o Pècurto.
Quanto às fotografias que doou à Câmara da Mealhada documentam igrejas, paisagens, pessoas, festas e muito mais. São tantas, tantas e deram tanto trabalho que há-de haver alguém que possa tirar proveito disto tudo, disse. Assim, o que move Varela Pécurto a doar as fotografias é a esperança de que o seu trabalho de tantos anos tenha aproveitamento. No entanto, admite: Fiz doações a Câmaras que nem muito obrigado me disseram!, mostrando-se muito satisfeito com a forma como foi acolhido pela a autarquia da Mealhada.
JM/CMM
Autor: Jornal da Mealhada
