Vinte e duas pessoas ficaram a conheceram os Anfíbios da Mata Nacional do Buçaco
Vinte e dois curiosos desvendaram, na passada sexta-feira, dia 25 de maio, o mundo desconhecido dos anfíbios, na Mata Nacional […]
Vinte e dois curiosos desvendaram, na passada sexta-feira, dia 25 de maio, o mundo desconhecido dos anfíbios, na Mata Nacional do Buçaco. A Fundação Mata do Buçaco assinalou, assim, o Dia Internacional da Biodiversidade, com o workshop noturno Os anfíbios da Mata, realizado em parceria com o Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro.
Antes de iniciar a visita noturna pela Mata, os participantes assistiram a uma aula teórica conduzida pela bióloga Doutora Milene Matos, que revelou o mundo desconhecido dos anfíbios e explicou aspetos da sua ecologia, diversidade e conservação. Seguiu-se a saída de campo pela Mata Nacional do Buçaco, para procurar anfíbios nos locais estratégicos para a sua observação. O entusiasmo dos participantes era tal que nem a chuva os demoveu e saíram da Mata já noite dentro, pelas 1h 30m. Para regozijo de todos, observaram-se sete espécies, das 17 ocorrentes em Portugal, entre as quais a joia dos anfíbios, a salamandra-lusitânica.
Buçaco ao Luar regressa com visita em noite de lua cheia
Descobrir um bosque encantado em noite de Lua Cheia. É este o desafio da Fundação Mata do Buçaco para os próximos meses, nas noites em que basta a luz do luar para partir à aventura na Mata Nacional do Buçaco. A próxima visita orientada em noite de lua cheia é já dia 04 de junho, mas a atividade repete-se em julho, agosto e setembro.
O percurso inicia-se cerca das 21h 30m, junto ao Convento de Santa Cruz do Buçaco e passa por locais tão emblemáticos, como a Floresta Relíquia, o Arboreto, o Vale dos Fetos, a Fonte Fria, os miradouros do Caifás e das Portas de Coimbra.
As inscrições podem ser efectuadas através do número 231 937 00 ou do email atividades@fmb.pt. O número mínimo de participantes é de 15 pessoas e o máximo é de 50.
JM/FMB
Autor: Jornal da Mealhada
