Voluntários procuram-se!, pede a Fundação Mata do Buçaco
O Banco de Voluntariado da Mealhada está a precisar de voluntários para Fundação Mata do Buçaco, que recentemente se inscreveu […]
O Banco de Voluntariado da Mealhada está a precisar de voluntários para Fundação Mata do Buçaco, que recentemente se inscreveu como organização promotora. A entidade necessita de voluntários para os Viveiros/Estufas, para o Convento de Santa Cruz do Bussaco, para a Esplanada da Mata e para a Loja Produtos da Mata, bem como para a dinamização de actividades pontuais nesse espaço ou para outras, tais como visitas orientadas, a Semana Santa ou o Natal na Mata.
Quem está interessado em prestar funções de voluntariado e gosta especialmente de tudo o que diz respeito à mata nacional do concelho, tem agora uma oportunidade de colaborar com a Fundação Mata do Buçaco. Para tal, precisa apenas de inscrever-se no Banco de Voluntariado da Mealhada, preenchendo a ficha de inscrição disponível na Fundação Mata do Buçaco, no Gabinete de Acção Social da Câmara Municipal ou no site da autarquia, em www.cm-mealhada.pt, e indicando especificamente a sua área de interesse e sua intenção de colaborar com esta entidade.
Os interessados poderão ainda candidatar-se a duas modalidades de voluntariado: contínuo ou pontual. O voluntariado contínuo pressupõe um período específico e continuado, como por exemplo todos os sábados, todas as terças-feiras de manhã, ou todas as primeiras segundas-feiras de cada mês e aplica-se a qualquer um dos cinco projectos. O voluntariado pontual pressupõe apenas uma iniciativa isolada, como por exemplo o Natal da Mata, a Semana Santa ou qualquer outra actividade anual.
Os cinco projectos que necessitam de trabalho voluntário são os seguintes:
Convento de Santa Cruz do Bussaco
Todo o Ano
Principais Funções: Recepção de visitantes do Convento, Venda de Bilhetes na recepção do Convento, Prestar todas as informações necessárias ao visitante sobre o Convento e a Mata do Buçaco, Manutenção e supervisionamento do espaço.
Loja Produtos da Mata
Todo o Ano
Principais Funções: Auxiliar o colaborador da Loja no atendimento ao cliente, Auxiliar o colaborador da Loja na reposição de produtos na Loja, Supervisionar e auxiliar os clientes quando solicitam esclarecimentos adicionais sobre produtos e/ou sobre a Mata do Buçaco, Caso seja necessário, auxiliar na contagem de stock da Loja.
Esplanada da Mata
De Maio a Outubro
Principais Funções: Auxiliar o colega da Esplanada na abertura da Esplanada, Auxiliar o colaborador do atendimento ao cliente, Auxiliar o colaborador da Loja na reposição de produtos em arcas, prateleiras, etc., Supervisionar e auxiliar os clientes quando solicitam esclarecimentos adicionais sobre a Mata do Buçaco, Auxiliar na limpeza do espaço como, por exemplo, limpar mesas, trocar sacos de lixo, lavar loiça, etc., Auxiliar o colega da Loja no fecho da Esplanada
Viveiros / Estufas
Todo o ano De segunda-feira a sexta-feira
Principais Funções: Controlo das espécies invasoras / erradicar ervas, Pintar (envernizar), Estacaria e sementeira, Auxílio na manutenção das estufas (regar, plantar, etc.)
Actividades Pontuais / Natal na Mata / Semana Santa / Visitas Orientadas
Todo o ano
As funções estão dependentes das actividades em si, podendo desenvolver-se, por exemplo, na presença junto de exposições, no auxílio em actividades nocturnas, visitas, concertos, acções de limpeza da Mata de combate a infestantes etc.
xa0
O Banco de Voluntariado da Mealhada é uma resposta social que a Câmara Municipal começou a implementar no início de 2010, com o objectivo de promover o espírito e a prática de voluntariado no concelho. Uma valência que se define como o local de encontro entre quem quer ser voluntário e as entidades que procuram e têm condições para integrar voluntários e coordenar o exercício da sua actividade. O Banco de Voluntariado faz assim a ponte entre quem quer ser e quem precisa de receber voluntários.
JM/CMM
Autor: Jornal da Mealhada
