Sexta-feira, 31 de Outubro de 2025

Associação Nacional dos Cuidados Continuados anuncia que 4 Unidades de UCCI vão encerrar

Associação Nacional dos Cuidados Continuados anuncia que 4 Unidades de UCCI vão encerrar

NacionalSaúde

Associação Nacional dos Cuidados Continuados anuncia que 4 Unidades de UCCI vão encerrar

“mais 4 Unidades de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) que vão encerrar até ao final de 2025 devido ao subfinanciamento […]”

A Associação Nacional dos Cuidados Continuados (ANCC), enviou, hoje, dia 31 de outubro, um comunicado. No documento a ANCC informa que “mais 4 Unidades de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) que vão encerrar até ao final de 2025 devido ao subfinanciamento. Até admitimos que poderão ser mais as que denunciaram os contratos com a Rede de Cuidados Continuados, mas estas são aquelas das quais temos conhecimento.”

A mesma fonte aponta que “ano após ano temos vindo a denunciar esta situação. O governo impõe aumento de salários, os quais a somar à inflação (aumento de custos de bens e serviços), levam a um aumento de custos muito significativo para as UCCI. A Contrapartida nas receitas é controlada pelo Governo que ora mantém os preços congelados ora dá aumentos ridículos, os quais não cobrem o aumento de custos.”

“Tal situação é demonstrada pelo Relatório de 2024 do Tribunal de Contas e pelos Estudos anuais da Faculdade de Economia do Porto, os quais demonstram o subfinanciamento e apontam as soluções para o problema. Também já demonstrámos recentemente o enorme falhanço do PRR com a perda de 137,5 milhões de euros, ou seja, 2/3 do PRR para os Cuidados Continuados. Apesar de tudo 1/3 das camas previstas estão a avançar. Como podem ver pelo quadro abaixo foram já 13 as entidades que encerraram unidades de cuidados continuados num total de 417 camas”, descreve o comunicado da ANCC.

A mesma fonte afirma considerar pertinente fazer algumas questões como “Que sentido faz investir na construção de edifícios para ter novas camas se ao mesmo tempo, com esta política de subfinanciamento, se leva a encerrar camas/capacidade instalada? As atuais camas e as novas camas não irão todas encerrar em breve devido ao subfinanciamento? E com isso agravar o problema de os hospitais públicos não conseguirem libertar camas hospitalares ocupadas indevidamente? E por sua vez contribuir para o colapso do SNS?”

CuidadosSaúde

Autor: Jornal da Mealhada

Find A Doctor

Give us a call or fill in the form below and we will contact you. We endeavor to answer all inquiries within 24 hours on business days.